Olho seco: como melhorar?

A

Instagram
LinkedIn
YouTube
Título
Categoria: Sem categoria

Olho seco: como melhorar?

Uma das principais funções da lágrima é manter lubrificada a superfície ocular para que suas estruturas, como a córnea e a conjuntiva, possam funcionar de forma adequada. Quando os olhos não recebem essa hidratação constante, sofrem desconforto e podem haver alguns problemas com a visão. Uma das causas dessa condição é uma disfunção lacrimal conhecida como Síndrome dos Olhos Secos.

Causas da Síndrome dos Olhos Secos

A lágrima é essencial para lubrificar e nutrir as estruturas oculares externas, como a córnea e a conjuntiva. Quando ocorre algum tipo de disfunção que prejudica a lubrificação dos olhos, essas estruturas sofrem uma espécie de agressão e deixam de funcionar corretamente apresentando sintomas como: irritação nos olhos, vermelhidão, visão turvada, sensação de corpo estranho ou areia nos olhos, coceira, e desconforto quando os olhos são forçados por algum tempo em atividades como leitura, assistir televisão e uso de dispositivos de vídeo como celulares ou telas de computador.

A Síndrome dos Olhos Secos pode ser provocada por uma deficiência na produção de lágrimas, ou seja, as lágrimas produzidas são insuficientes ou não têm as qualidades ideais para lubrificar as estruturas oculares de forma correta.

Por outro lado, pode ser que os olhos secos sejam sintomáticos, resultantes de doenças oculares como:

Blefarite Anterior: uma inflamação bastante comum que provoca coceira e vermelhidão nas pálpebras. Apesar da irritação e do desconforto, essa inflamação não causa danos permanentes à visão.

Meibomite ou Blefarite Posterior: é a inflamação de glândulas que possuímos nas pálpebras, chamadas de Glândulas de Meibomius, e cujo papel é a produção de um tipo de óleo que contribui para estabilizar as camadas da lágrima.

Além dessas causas, os olhos secos podem ter origem em fatores ambientais, como a exposição excessiva à luz solar ou ventos fortes, por exemplo. A permanência em ambiente com muita fumaça ou longo período no ar condicionado podem causar evaporação das lágrimas e, como consequência, provocar a Síndrome de Olhos Secos.

Muito tempo diante de telas de computador ou assistindo televisão pode reduzir a 1/4 o número de piscadas por minuto. Os olhos são lubrificados quando piscamos, e a redução da quantidade de piscadas impera na deficiência na lubrificação dos olhos, podendo causar olhos secos.

Recomendações e tratamento

Os olhos são muito frágeis e, ao perceber sintomas como irritação e desconforto frequentes que possam indicar a Síndrome de Olhos Secos ou algum outro tipo de doença ocular, é importante procurar ajuda médica especializada em oftalmologia.

Como explicado anteriormente, a Síndrome de Olhos Secos é resultante de lubrificação insuficiente dos olhos. O oftalmologista pode receitar um dos meios mais comuns para tratar esse mal: a utilização de um colírio de lágrima artificial. Ele imita a composição da lágrima, por isso é mais conveniente do que produtos como o soro fisiológico ou apenas água. Contudo, é importante lembrar que colírio é um remédio, portanto, seu uso sem a devida prescrição um oftalmologista é um risco, além de não garantir que tenha as características para tratar das causas específicas do problema apresentado.

Os olhos são frágeis, cuidados preventivos podem ajudar para que alguns tipos de desconforto não se tornem problemas de saúde ocular. 

  • Descanse os olhos: faça um pequeno intervalo a cada 50 minutos diante da tela de um computador ou televisão;
  • Pisque mais:  não esqueça que é piscando que mantemos os olhos hidratados;
  • Umidifique o ambiente: ambientes com ar condicionado prejudicam os olhos e aumentam a irritação dos olhos;
  • Evite fumar: a fumaça de cigarro pode ressecar e irritar os olhos. Por isso, evite fumar ou ficarem ambientes onde as pessoas estejam fumando;
  • Hidrate-se: o principal componente da lágrima é a água;
  • Evite o uso de substâncias como água boricada, prefira o uso de colírios lubrificantes como as lágrimas artificiais;
  • Retire a maquiagem das pálpebras antes de dormir.

Para outras informações sobre cuidados com os olhos confira o blog do Hospital Santa Cruz. O site tem artigos sobre assuntos variados que tratam de boa saúde, qualidade de vida e oftalmologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu