Oftalmologia
O que é
A oftalmologia é uma especialidade da medicina que tem como principal objetivo zelar pela saúde ocular, combater doenças e prover a melhor visão possível aos pacientes.
O médico deve realizar todos os exames para chegar ao diagnóstico mais preciso, e tratar as doenças de forma a prevenir problemas mais graves, além de manter o bem-estar do paciente.
Foco
Os exames oftalmológicos, quando realizados rotineiramente, podem ajudar a detectar precocemente os primeiros sinais de doenças oculares.
Durante um exame oftalmológico, são averiguados, além dos olhos, os canais lacrimais e as pálpebras no intuito de analisar a condição dos olhos e detectar possíveis patologias, como glaucoma e catarata.
Por outro lado, o médico especializado em oftalmologia também pode solicitar exames mais complexos e específicos, os quais podem incluir a pressão ocular ou a avaliação dos movimentos oculares, tudo realizado por instrumentos específicos e luzes próprias.
Enfermidades
As principais e mais comuns enfermidades que acometem os olhos são:
- Miopia;
- Hipermetropia;
- Presbiopia;
- Astigmatismo;
- Glaucoma;
- Catarata.
Infraestrutura ao paciente
Dentro da oftalmologia, existem diversas áreas que são divididas em subcategorias: plástica ocular, córnea, refrativa, segmento anterior, retina, catarata, glaucoma, doenças externas, estrabismo, lente de contato e uveíte.
Existem também possíveis ramificações dentro de cada uma dessas subáreas. Tudo para atender melhor aos pacientes.
Exames e procedimentos relacionados
O exame oftalmológico completo pode incluir alguns testes, de acordo com a solicitação dos especialistas, que geralmente usam diversos equipamentos e luzes específicas para analisar as condições dos olhos do paciente.
O exame de acuidade visual costuma ser um dos mais conhecidos exames oftalmológicos, já que é realizado na maioria dos casos, como no processo de admissão de funcionários em uma empresa, a fim de saber se estão aptos para trabalhar ou dirigir, por exemplo.
Também, serve para avaliar o estado de visão da pessoa. Trata-se de um exame muito conhecido, no qual o indivíduo é colocado em frente a um letreiro, com letras ou números de diferentes tamanhos, e deve fazer a leitura de acordo com a solicitação do médico.
Porém, para um diagnóstico mais preciso, o exame oftalmológico deve incluir outros testes, tais como:
Exame realizado com o objetivo de diagnosticar alterações no nervo ótico ou na retina. O profissional utiliza uma lente específica para examinar o paciente.
Tem como principal objetivo identificar se os olhos estão devidamente alinhados, sendo que o especialista requisitará que o paciente olhe para várias direções ou para determinados objetos, e, então, observará os movimentos dos olhos.
O profissional especializado utiliza colírios e outros materiais para medir a quantidade de lágrimas, avaliar sua permanência no olho, sua remoção e sua produção.
Visa medir a pressão interna dos olhos por meio de uma luz específica, que é cuidadosamente projetada sobre o olho da pessoa. Por meio de um aparelho medidor ou de um aparelho de sopro, é possível detectar a pressão dentro dos olhos.
Existem especialidades que não se limitam à região dos olhos, ou apenas onde há sinais da doença.
É o caso da oncologia ocular, que trata tumores surgidos na região. Assim como com a oncologia dentro da medicina, essa especialidade não se restringe apenas aos olhos, mas, sim, ao sistema como um todo.