Visita da Primeira-dama do Japão

A Primeira-dama do Japão Akie Abe, esposa do Primeiro- ministro do Japão, Shinzo Abe, visitou o Hospital Santa Cruz no dia 2 de agosto, e cumpriu o roteiro oficial pré- determinado com plantio de uma árvore de pau-brasil,  visita à vitrine com documentos e fotos históricas no hall principal e às instalações da Oftalmologia Diagnóstica, onde conheceu um equipamento de diagnóstico ocular da marca japonesa Tomey.
Akie Abe estava acompanhada da Embaixatriz Keiko Umeda, esposa do Embaixador Kunio Umeda, e foi recebida pelo Presidente Renato Ishikawa, pela Relações Públicas Yuli Fujimura e pelo Presidente do Conselho Deliberativo Dr. Masato Ninomiya, que fizeram a apresentação em japonês,  em todas as etapas da visita.
A Primeira-dama mostrou-se bastante interessada e sensibilizada com a história do Hospital Santa Cruz, reconhecendo-o como marco da cooperação nipo-brasileira, e assegurou que relatará ao seu esposo, o Primeiro-ministro, as particularidades da instituição e o importante papel que vem cumprindo ao longo dos 75 anos, desde a inauguração, no atendimento médico-hospitalar às pessoas da comunidade e à sociedade paulistana.
Agradeceu particularmente a atenção dispensada pela equipe de médicos que atendeu doze pessoas da comitiva oficial que se envolveram em acidente de trânsito no dia 1º, quando estavam se deslocando do aeroporto de Guarulhos para o hotel.
Após a cerimônia de descerramento da placa comemorativa no hall da Recepção Central, a Primeira-dama declarou que ela e o marido se sentiram seguros quando souberam que a equipe estava sendo atendida em um hospital da comunidade, e completou: “Agora, que conheci o Hospital Santa Cruz, a estrutura e as condições diferenciadas que mantém para atendimento aos japoneses, cresceu o sentimento de gratidão aos primeiros imigrantes que se sacrificaram pessoalmente para a construção do Hospital, e por todos os descendentes, médicos, equipe e diretores que souberam, com competência, mantê-lo em funcionamento por 75 anos”.
Em reunião fechada no CAM – Centro de Apoio ao Médico, a Primeira-dama ouviu atentamente ao relato do Dr. Koshiro Nishikuni, Neurocirurgião há 24 anos no Hospital, sobre o espírito que guia a equipe médica, composta em grande parte por descendentes: “Nutrimos um profundo sentimento de agradecimento e respeito aos imigrantes e aos antecessores, que nos permite, até hoje, prestarmos atendimento aos membros da comunidade” . Ele informou que essa demanda aumentará com o envelhecimento natural da população, exigindo intensa troca de informações, aumento de intercâmbio tecnológico e de capacitação com equipamentos de ponta. “A equipe médica do Hospital Santa Cruz conta com a colaboração dos organismos japoneses de fomento ao desenvolvimento para podermos cumprir com orgulho e competência a nossa missão”, afirmou Dr. Nishikuni. As doutoras Sueli Koga, Dermatologista e Alice Miyamura, Ginecologista, que participam ativamente do programa de apoio do Hospital Santa Cruz às vítimas da radiação das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki  e à participantes da Associação Hibakusha Brasil, também fizeram os seus relatos, agradecendo as oportunidades que tiveram de ir ao Japão para programas de atualização.
Sempre atenta à todas as informações prestadas durante a visita oficial, Akie Abe quebrou o rígido protocolo de segurança à saída, quando fez questão de cumprimentar algumas pessoas que foram ao jardim do Hospital para saudá-la. Após a visita ao Hospital, a sra. Abe foi  à Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo), para cumprir agenda junto com o Primeiro-ministro.