Em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina Familar (SOBRAMFA) e a operadora de plano de saúde Plasac, o Hospital Santa Cruz realizou, no último dia 07 de novembro, o Simpósio Internacional sobre Medicina Integral Humanística – Brasil, Japão, EUA e Áustria.
O encontro contou com a participação do Professor e Chefe do Departamento de Medicina da Família e Comunidade da Universidade de Fukushima – Japão, Dr. Ryuki Kassai; do Professor de Clínica Geral e Medicina da Família na Universidade de Viena – Áustria, Dr. Manfred Maier e do Dr. Luis Robson Garcia, Assistente do Professor MacMillan Rodney no Departamento de Medicina da Família e Obstetrícia de Memphis, no Tenessee – Estado Unidos.
Viajando o mundo para levar maior entendimento e resultados relacionados a essa vertente da medicina, foram abordadas experiências profissionais onde o atendimento humanizado, presente também no DNA de nossa instituição, é a chave para o sucesso, além de explanações sobre cuidados paliativos, prevenção de doenças, tratamento sintomático e como promover uma boa saúde ao longo da vida.
O evento contou ainda com a presença do Dr. Pablo González Blasco, Diretor Científico da SOBRAMFA em Educação Médica e Humanismo, e Dra. Graziela  Moreto, Diretora da SOBRAMFA e médica da equipe Plasac, que expuseram um panorama sobre como é a formação e seleção de profissionais para atuar na área, além de apresentar casos práticos onde a Medicina Humanística pode ser integrada com base na experiência que o HSC vem adquirindo com os pacientes do Plasac.
Com dados de pesquisa apresentados que revelam ser benéfica a relação entre paciente e médico que o acompanha durante os anos, gerando segurança, confiança e resultados de forma mais dinâmica, o Simpósio Internacional sobre Medicina Integral Humanística – Brasil, Japão, EUA e Áustria mostrou ainda como essa abordagem médica avalia os hábitos e estilo de vida dos indivíduos na busca pelos porquês da condição atual de cada paciente, ampliando a visão das diversas áreas que envolvem uma mesma patologia.