Saúde masculina: saiba a diferença entre urologista, nefrologista e proctologista

Categoria: Sem categoria

Saiba quais são as principais diferenças entre urologista, nefrologista e proctologista. Confira todas as informações sobre a importância da urologia para a saúde do homem.

Existem especialidades médicas que são de extrema importância para o bem-estar e a saúde masculina. Acompanhe, a seguir, todas as informações acerca da urologia, nefrologia e proctologia, suas especificidades e diferenças.

O que é urologista e qual a importância da urologia?

O urologista é o médico que se especializa no trato de doenças do aparelho urinário, podendo atender homens e mulheres com problemas relacionados, sendo também o responsável por administrar tratamentos para doenças do aparelho reprodutor masculino.

Para se tornar um urologista, o profissional deve passar pela residência de Cirurgia Geral e só depois por aquela relacionada à Urologia. Nesse sentido, o urologista é um médico especializado no aparelho urinário e aparelho reprodutor masculino, tratando de doenças clínicas e cirúrgicas.

O urologista costuma ser muito procurado para as avaliações preventivas nos homens, o famoso “check-up”, principalmente devido à política de rastreamento do câncer de próstata na população acima de 45 anos ou por outros sintomas relacionado com o envelhecimento e diminuição dos níveis da testosterona, também conhecida como andropausa. Entretanto, apesar do urologista ser conhecido como o “ginecologista do homem”, muitas mulheres também procuram este profissional para cuidar de cálculos renais, infecções de repetição e incontinência urinária.

No geral, o urologista trata problemas nos ureteres, rins, próstata, uretra, bexiga, adrenais, epidídimos, testículos e pênis.

O que é nefrologista?

O nefrologista é o médico que cuida especificamente dos rins. Nesse contexto, o profissional precisa passar pela residência em Clínica Médica e, posteriormente, também em Nefrologia. A área trata de condições clínicas em que não há necessidade de intervenção cirúrgica.

Nesse sentido, o nefrologista é o responsável pelo acompanhamento de hemodiálises e trabalha junto ao urologista nos casos que demandam transplante renal. A diferença é que o urologista pode realizar a intervenção cirúrgica, enquanto o nefrologista acompanha o caso clínico do paciente.

Dentro da nefrologia se destacam diversas atividades importantes, tais como o diagnóstico e tratamento de infecções urinárias,  nefrites, doença renal crônica, doença renal cística e pedra nos rins.

O médico especialista em nefrologia também pode indicar, acompanhar e orientar o tratamento de hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal.

Proctologista

O médico proctologista, por sua vez, também é um médico cirurgião, porém se dedica ao tratamento de doenças do aparelho digestivo, reto, cólon e ânus. Para se tornar proctologista, o médico deve passar pela residência em Cirurgia Geral e depois especializar-se com a residência em Proctologia. O proctologista é responsável por tratar hemorroidas, sangramentos intestinais,  fístulas, doenças inflamatórias do intestino grosso, entre outras condições afins. Ainda que muita gente acredite que o tratamento de doenças nessa região seja de competência do urologista, a proctologia é a área que se dedica a tais casos e suas especificidades.

Saiba mais sobre saúde e bem-estar

A urologia, a nefrologia e a proctologia são as áreas da medicina responsáveis pelo tratamento de diversas doenças, abrangendo homens de todas as idades. Nas condições abrangidas pelas especialidades estão incluídas, entre outras, inflamações, infecções, cálculos, tumores, incontinência urinária, infertilidades e transplante renal.

Nesse sentido, é possível afirmar que tais áreas são imprescindíveis e essenciais à saúde masculina, cada uma com suas respectivas competências.

Por meio do site do Hospital Santa Cruz é possível ter acesso a diversos conteúdos que trazem informações acerca de saúde, bem-estar e da importância da medicina para homens e mulheres de todas as idades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu