Responsabilidade Social
Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz
A Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz – SBJBSC, mantenedora do Hospital Santa Cruz, fundada em 09 de outubro de 1926, como entidade beneficente, tem como propósito prestar assistência médica da melhor qualidade e estendida a comunidade carente.
Com a finalidade de realizar, em espaço próprio, o planejamento, a elaboração, a execução e o controle de seus projetos e programas sociais, fundou em 21 de março de 2011, o seu Centro de Ação Social.

Os Programas Sociais em andamento são:
- Serviços médico-hospitalar gratuito aos assistidos pelas entidades:
- Assistência Social Dom José Gaspar (Ikoi-no-Sono)
- Associação Pró-Excepcionais (Kodomo-no-Sono)
- Sociedade Beneficente Casa da Esperança (Kibô-no-Iê)
- Congregação das Irmãs de Caridade do Japão (Caritas)
- Campanha de Vacinação para prevenção de Gripe na Terceira Idade.
- Atendimento Odontológico para Idosos: realiza atendimento odontológico gratuito e permanente a idosos, em situação de vulnerabilidade social, residentes na área de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila Mariana, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
O objetivo do programa é proporcionar a reabilitação oral do idoso (inclui o fornecimento de próteses totais, parciais removíveis, parciais temporárias; núcleos metálicos fundidos; coroas; tratamentos endodônticos; exodontias; tratamentos periodontais e dentística restauradora.
A reabilitação da saúde bucal gera:
-
- Melhora da saúde geral dos idoso (diminuição das dores causadas pelos dentes doentes e articulação comprometida); melhora da mastigação (mais sabor e prazer ao se alimentar), melhora da digestão e absorção dos nutrientes, prevenção de infecções decorrentes e estendidas para outros órgãos (ex: coração e rins), etc.
- Melhora da qualidade de vida (mais disposição para as atividades), do convívio familiar e social (benéficos para a faixa etária).
- Aumento da autoestima, permitindo recuperar o prazer em se cuidar, se apresentar publicamente e se manifestar emocionalmente (conversar e sorrir).
- Melhora da Inserção Social (o programa também incentiva e encaminha para atividades grupais evitando o isolamento) e econômica (com a saúde bucal restaurada muitos buscam novas colocações de trabalho).
- O programa incentiva a busca pelos direitos sociais, preservação do meio ambiente, cidadania e preceitos éticos.
O Programa foi iniciado em março de 2012 e já foram realizados 15.208 atendimentos e 112.551 procedimentos. Possui 642 idosos cadastrados permanentes e ampla Fila de Espera.