Centro do bloqueio neuromuscular
A toxina botulínica, mais conhecida pela marca “Botox®”, há mais de 20 anos é indicada para tratamentos terapêuticos no meio clínico. Entretanto, a prática que antecede a finalidade estética do produto ainda é pouco difundida e aplicada.
Aqui no Hospital Santa Cruz, o paciente pode contar com o Centro de Bloqueio Neuromuscular – serviço especializado nas mais diversas modalidades terapêuticas da toxina botulínica, dentre elas:
Estrabismo: onde um ou ambos os olhos ficam tortos, promovendo visão dupla
Espasticidade (rigidez muscular excessiva) como sequela de AVC (Acidente Vascular Cerebral), Paralisia Cerebral, Esclerose Múltipla, Traumatismos Cranianos e Raquimedulares
Distonias: são um conjunto de doenças que promovem contrações musculares intensas, com posturas anormais e muito dolorosas. Podem acontecer em todas as idades e em qualquer região corporal, como os músculos da face (Blefaroespasmo), boca e língua (Distonia Oromandibular), membros e todo o corpo. Também podem ser desencadeadas por atividades muito repetitivas, como a escrita (“Cãimbra do Escrivão”), datilografia e uso de instrumentos musicais (Distonia do pianista, violinista, etc)
Blefaroespasmo: doença que promove piscamentos constantes e simultâneos dos olhos, interferindo em todas as atividades diárias que envolvem a visão
Espasmo Hemifacial: conhecido popularmente como “tique nervoso”, é uma doença que promove contrações rítmicas, involuntárias, nos músculos responsáveis pela mímica facial de um dos lados do rosto. Tem, atualmente, na toxina botulínica, a sua principal opção de tratamento conhecida
Hiperidrose: suor excessivo que pode ocorrer nas axilas, mãos, pés ou outras regiões do corpo
Bexiga hiperativa: uma importante causa de incontinência urinária
De acordo com a indicação terapêutica, a toxina botulínica pode ser aplicada em áreas com rigidez muscular e, dentro de três a sete dias, o paciente já apresenta resultados da substância no organismo.
O relaxamento muscular esperado dura, em média, cerca de três a quatro meses podendo, então, ser necessária uma nova aplicação. No caso específico da Hiperidrose, a redução da produção de suor pode se prolongar por mais de seis meses.
Para a recuperação, também é importante que o acompanhamento seja feito por uma equipe multiprofissional abrangendo, principalmente, as áreas de psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia.
- Melhora das atividades funcionais: marcha, movimentação voluntária, transferências e retorno ao trabalho
- Redução do número de procedimentos de reabilitação
- Diminuição da dor
- Maior facilidade no uso de órteses
- Prevenção de contraturas
- Melhora da higiene
- Diminuição da frequência e gravidade dos espasmos
- Retardo na indicação de procedimentos cirúrgicos, ou mesmo, a sua suspensão
- Redução do risco de infecções
Crianças com seqüelas de Paralisia Cerebral podem fazer uso do medicamento a partir de um ano de idade, sempre levando-se em consideração seu peso para o cálculo de doses ajustadas do produto.