Prefeito de Nakatsugawa, Província de Gifu, fez visita oficial à lápide Shimazaki Tooson

Categoria: Sem categoria

O prefeito, em visita oficial à cidade de São Paulo, com comitiva de 11 pessoas, fez questão de conhecer a lápide exposta no jardim do Hospital Santa Cruz com os poemas Yamato gravados com a caligrafia de Tooson. A peça, considerada a mais representativa manifestação artística a retratar a história da imigração japonesa no Brasil, é uma relíquia com valor inestimável e única no mundo.

Os poemas foram caligrafados por Shimazaki Tooson, que ficou imensamente sensibilizado com a trajetória de vida dos japoneses que imigraram para o Brasil, ao conviver com eles por cerca de 50 dias, quando fez uma viagem de navio rumo à Argentina para participar de encontro literário internacional.

A pedra monumental ficou pronta em 1938, em homenagem aos 30 anos de chegada do navio Kasato Maru, com os 798 primeiros imigrantes. Por isso, na outra face, estão gravados os nomes de todas as 230 pessoas remanescentes daquela primeira leva.

A lápide ainda é visitada pelas famílias cujos nomes estão inscritos, e principalmente por japoneses e intelectuais que reverenciam a obra de Tooson. A Associação Tooson-Kai do Brasil realiza anualmente, em agosto, mês de falecimento desse importante filósofo e poeta japonês, uma solenidade para reverenciar a sua memória junto à lápide, um legado para a comunidade nipo-brasileira, que o Hospital Santa Cruz tem orgulho de manter e preservar em seu jardim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu