Pavilhão japonês é reinaugurado com abertura de exposição

Categoria: Sem categoria

O evento da reinauguração do Pavilhão Japonês, no Parque Ibirapuera, ocorrido no último dia 20 de janeiro, contou com a abertura da exposição ‘O Olhar Japonês no Brasil’, que faz parte da programação cultural aprovada pela Comissão Organizadora das Comemorações dos 120 anos de Relações Bilaterais Brasil-Japão.

A presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo), Harumi Goya, destacou a importância da restauração do Pavilhão Japonês, localizado no Parque do Ibirapuera e símbolo da amizade entre os dois países. O Pavilhão foi construído conjuntamente pelo governo do Japão e pela comunidade nipo-brasileira e doado à cidade de São Paulo em 1954, na comemoração do IV Centenário da fundação da capital paulista.

Ainda, Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz, esteve presente na saudação de abertura da exposição no Pavilhão Japonês, que contou com exposições e concertos com a curadoria de representantes da cultura japonesa.

Os convidados puderam apreciar as diferentes mostras, como a exposição de Arte Craft, com curadoria de Kenjiro Ikoma, presidente da Comissão de Arte Craft do Bunkyo; exposição de Ikebana, com curadoria de Cristina Sagara, vice-presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês; e exposição de Bonsai, com curadoria de Márcio Augusto de Azevedo, fundador do Bonsai Kai; além de concerto de Música Clássica Japonesa, com curadoria de Shen Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa.

O diretor de Marketing do Hospital Santa Cruz e presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês, Léo Sussumu Ota, ressaltou a importância da vinda ao Brasil de um grupo de profissionais especialistas do Japão para restaurar o Pavilhão Japonês. Ele lembrou que o projeto tem como principal característica emprego dos materiais e técnicas tradicionais japonesas, com composições modulares de madeiras originárias do Japão e o uso de encaixes sem emprego de pregos ou parafusos.

2 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu