Os danos da má postura e como combatê-los

Categoria: Sem categoria

A má postura não traz apenas questões estéticas. A ortopedia já esclareceu que uma postura incorreta pode causar diversos problemas físicos, que afetam diretamente na qualidade de vida.

Os danos da má postura corporal

Aparência desleixada e coluna curva não são os únicos efeitos negativos de uma postura ruim. Os hábitos influenciam diretamente na saúde, levando a diversos problemas com níveis diferentes de gravidade. Confira:

  • Cifose
    A cifose (ou hipercifose) é o nome médico para a famosa corcunda, caracterizada pelo surgimento de uma curvatura acentuada na altura do tórax. As costas tendem a ficar mais salientes, enquanto os ombros se curvam para frente.

    Em casos mais graves a cabeça também tende a ir para frente e o corpo fica em desequilíbrio, causando dores, compressão nos nervos da coluna e dificuldades para respirar.

  • Escoliose
    A escoliose já se tornou uma doença relativamente comum. Afeta a coluna vertebral, que fica desalinhada ao se contorcer em seu próprio eixo.

    Dessa forma, o problema pode causar dores muito fortes nas costas, infecções na coluna, danos ao nervo espinhal ou medula óssea, entre outros.

  • Algia
    A algia é um problema médico que causa sensações dolorosas ao longo do corpo. A postura ruim ocasiona dores na coluna, que podem ser passageiras ou persistentes, caso ocorra alguma lesão no local.

    A algia costuma ser o primeiro sinal de que é preciso mudar os hábitos.

  • Saliência abdominal
    É muito fácil notar o quanto pessoas com uma má postura costumam ter uma saliência abdominal. Isso acontece porque o corpo tende a projetar a região abdominal para frente (tecido adiposo, músculos e órgãos), em função de tentar equilibrar o corpo por conta da posição errada da coluna.
  • Encurtamento muscular
    Quando o corpo se mantém muito tempo numa posição errada, a pessoa tende a ficar mais encolhida e os músculos ficam flácidos. Com o passar do tempo há encurtamento muscular, uma vez que o corpo fica relaxado demais (de forma nada positiva).

Como corrigir e evitar a má postura corporal

Os problemas que a postura errada traz podem ocasionar dores pontuais ou gerar, até mesmo, desvios em sua anatomia.

Em todo o caso, a correção da postura e, consequentemente, prevenção contra problemas da coluna começa com medidas práticas, que podem ser adotadas dentro de casa e no dia a dia. Acompanhe:

  • Atenção à postura o tempo todo
    Policiar é a melhor forma de começar a combater hábitos ruins, e isso em vários aspectos.

    No caso da postura, é preciso reparar como você caminha, como fica quando está em pé, sentado ou até mesmo deitado.

    Sempre que relaxar, volte a encaixar a coluna corretamente, mantenha os ombros alinhados, ligeiramente voltados para trás, o peito para frente e o abdômen contraído.

  • Adequação dos móveis
    O local onde se passa a maior parte do tempo, seja em casa ou no trabalho, muitas vezes exige que o corpo se adapte aos móveis, e não o contrário.

    Porém, o ideal é que o ambiente seja adequado para quem o utiliza, com cadeira confortável, mesa na altura correta, tela de computador à altura dos olhos, colchão confortável, entre outros.

  • Fortalecimento Muscular
    A tonificação dos músculos do corpo humano, alternados com alongamentos, ajudam as pessoas a manterem a sua postura, bem como previnem doenças osteo articulares.

Estes exercícios podem ser feitos de maneira em que a pessoa encontre uma atividade aprazível, que se torne uma rotina e não obrigação, desde dança, jogos de competição, bicicleta, musculação entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu