Os benefícios da caminhada ou corrida para o coração

Categoria: Sem categoria

A caminhada e a corrida são exercícios que trazem diversos benefícios para a mente e para o coração, porém é preciso acompanhamento com especialista em cardiologia para saber qual a atividade física mais indicada para o seu caso.

Benefícios da caminhada

A caminhada é uma atividade física que influencia positivamente na saúde do corpo e da mente. Trata-se de um exercício completo, já que beneficia o corpo todo e é essencial para o equilíbrio motor.

Além disso, caminhar ao ar livre, de preferência em locais tranquilos e arborizados, ajuda a combater o estresse, beneficiando o cérebro e o coração.

Por que a caminhada faz bem para o coração?

Durante uma sessão de caminhada, ocorre a vasodilatação, ou seja, o aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos, possibilitando uma melhora na circulação sanguínea e o fortalecimento do coração.

Porém, assim como qualquer outro exercício físico, a caminhada demanda um período de adaptação, e o esforço realizado pela pessoa deve aumentar gradativamente, sempre levando em consideração a orientação de médico especialista em cardiologia.

Ninguém deve sair do sedentarismo e já caminhar por três quilômetros, por exemplo. Isso causaria dor e desgaste excessivo, além de hiperventilação.

Corrida traz ainda mais benefícios para o coração

A corrida é um exercício que traz diversos benefícios à saúde, ainda mais que a caminhada, ajudando a melhorar o transporte de oxigênio, processo pelo qual o coração é o maior responsável.

O bom desempenho nas corridas, adquirido após algumas semanas de treino, também tem relação com o bom desempenho da função de bombear do coração.

Além de ajudar a manter a boa forma física, a corrida combate o excesso de peso e doenças graves, como diabetes, depressão, hipertensão e colesterol alto.

Benefícios da corrida para o coração:

  • Aumento da circulação coronariana;
  • Melhoria da capacidade de bombeamento do sangue;
  • Diminuição da chance de morte em decorrência de doenças do coração;
  • Vasodilatação que permanece mesmo após o término do exercício.

Cuidados durante a realização dos exercícios

Alguns cuidados devem ser observados na hora de realizar esses exercícios ao ar livre. O sol, por exemplo, deve ser levado em consideração. As caminhadas e corridas devem ser feitas pela manhã ou no fim da tarde, sempre usando protetor solar. Também, é importante fazer uso de óculos e bonés escuros

Em dias de verão, é preciso beber bastante água para evitar a desidratação, e ter uma alimentação leve. Quem corre deve evitar ao máximo se exercitar em jejum.

Consulte especialista em cardiologia para saber qual o melhor exercício no seu caso

Exercícios em geral devem ser liberados pelo médico especialista em cardiologia. Apenas o médico pode dizer se há, ou não, alguma contraindicação para quem deseja correr ou caminhar.

Ainda que não haja uma idade limite para a realização de atividades, existem certas limitações físicas que devem ser respeitadas, principalmente em pessoas de idade mais avançada.

O esforço físico em excesso pode causar sobrecarga ortopédica, podendo gerar lesões, desgaste excessivo, dores e até mesmo quedas por exaustão. Consulte o cardiologista para tirar todas as dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu