Seminário na FMUSP apresenta novos estudos sobre arboviroses

O Hospital Santa Cruz , a Universidade de Tsukuba , a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a Japan Society for Promotion of Science realizam nesta sexta-feira (09/06), em São Paulo, o “1º Seminário de Cooperação Científica Brasil-Japão”.

O evento terá foco nas arboviroses (zika e febre amarela) nos dois países, a terapia por prótons realizada no Japão e os avanços da neurocirurgia no Brasil. O Seminário será realizado na Sala da Congregação da FMUSP, das 13h às 18h00 .

O evento ainda contará com a palestra do presidente da Universidade de Tsukuba, Kyosuke Nagata, que irá abordar como o Japão trabalha o controle de doenças virais, além dos painéis do Prof. Titular do Departamento de Neurologia da FMUSP, Manoel Jacobsen Teixeira, e do Prof. Titular em doenças infecciosas e parasitárias e Presidente da Comissão de Relações Internacionais da FMUSP, Aluísio Augusto Cotrim Segurado.

Outro destaque do Seminário será a palestra do Dr. Akira Matsumura, vice-presidente da Universidade de Tsukuba, que trará uma visão geral das terapias de partículas carregadas (prototerapia e terapia de captura de nêutrons por boro) no tratamento de distúrbios neurológicos e não neurológicos. Por meio de diversos testes clínicos realizados ao longo de 17 anos, foram obtidos resultados promissores que mostraram que a prototerapia preserva os tecidos saudáveis, ao contrário da radioterapia convencional. Os principais alvos do estudo foram os cânceres de fígado, esôfago, pulmão e também os infantis. Já a terapia de captura de nêutrons por boro foi utilizada em um estudo em que o principal alvo era o gliobastoma, um tumor cerebral maligno. Novamente, os testes revelaram bons resultados, aumentando o tempo médio de vida para 25 meses, ao contrário dos 11 meses que a terapia convencional pode oferecer.

Data: 9 de junho de 2017 (sexta-feira)
Hora: das 13h às 20h
Local: Sala da Congregação da FMUSP
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 455 – Cerqueira César – São Paulo/SP