Representantes de hospitais nikkei e da Universidade Kyushu apresentaram inovações tecnológicas em evento promovido pelo Hospital Santa Cruz

Médicos e profissionais do TEMDEC – Telemedicine Development Center of Asia, da Universidade Kyushu conheceram os projetos de inovação tecnológica dos hospitais Nikkei e mostraram as iniciativas de Telemedicina desenvolvidas pela sua rede internacional de hospitais associados durante o ‘Encontro de Cooperação Médico-Hospitalar Brasil-Japão’

Integrar e compartilhar os projetos de Telemedicina entre os hospitais nikkei e as instituições hospitalares internacionais que fazem parte da rede TEMDEC – Telemedicine Development Center of Asia, da Universidade Kyushu, foi um dos objetivos do Encontro de Cooperação MédicoHospitalar Brasil-Japão, realizado pelo Hospital Santa Cruz, no último dia 06 de março, em São Paulo.

O evento teve a presença de médicos, presidentes e superintendentes da Beneficência NipoBrasileira de São Paulo, Hospital Paraná, Hospital Amazônia, Hospital Universitário da USP, da Universidade Kyushu e do Hospital Santa Cruz, que atestaram a importância de desenvolver um projeto de colaboração entre as entidades, com foco em inovação tecnológica voltada para a área de saúde.

De acordo com o presidente do Hospital Santa Cruz, o evento foi um marco para promover o intercâmbio de conhecimento entre as instituições hospitalares nikkei e a Universidade Kyushu. “Estamos orgulhosos por ter proporcionado esse importante encontro de aproximação e por trazer ao Brasil uma universidade japonesa de referência, estimulando o compartilhamento de inovações tecnológicas aplicadas à saúde, que intensificará o atendimento de excelência para a comunidade e a população em geral no país”, ressaltou Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz.

Segundo o neurocirurgião do Hospital Santa Cruz e membro da equipe organizadora do encontro, Dr. Koshiro Nishikuni, o objetivo do evento foi atingido. “Pudemos conhecer melhor as iniciativas tecnológicas desenvolvidas pelas instituições hospitalares presentes e acreditamos ter contribuído para facilitar a troca de experiências com a Universidade Kyushu e os projetos de alta tecnologia no campo da Telemedicina desenvolvidos pelo TEMDEC”, declarou.

Para Akeo Uehara Yogui, diretor-presidente da Beneficiência Nipo-Brasileira de São Paulo e Walter Amauchi, superintendente do Hospital Nipo-Brasileiro, o encontro foi uma oportunidade para ampliar a troca de informações com viés tecnológico. “Ficamos felizes com o convite e pela possibilidade de mostrar as inovações tecnológicas implementadas pelo Hospital Nipo-Brasileiro”, afirmaram.

O vice-presidente do Hospital Amazônia, Edson Yuzur Yasojima, apresentou o histórico de atendimentos e tratamentos da instituição, localizada em Belém, no Estado do Pará, e sua atuação social nas comunidades ribeirinhas. “A adoção de novas tecnologias é fundamental para ampliarmos ainda mais nossos atendimentos”, complementou.

O representante do Hospital Universitário da USP e Chefe de Endoscopia do Hospital Santa Cruz, Dr. Luis Masuo Maruta, reforçou a importância das instituições presentes levantarem suas necessidades e demandas pelas novas tecnologias para que essas possam ser agregadas ao legado já existente, contribuindo para ampliar e agilizar os tratamentos médicos.

“Esse encontro foi uma ótima oportunidade para conhecer a realidade tecnológica dos hospitais presentes e apresentarmos nossos projetos de Telemedicina. O próximo passo é entender as necessidades dessas Instituições e como podemos ajudá-las na troca de informações e na implantação de novas tecnologias”, afirmou o Profº. Dr. Ph.D. Shuji Shimizu, Diretor do TEMDEC e do Departamento de Diagnóstico e Terapia Endoscópica, e Presidente do Departamento de Medicina Internacional da Universidade Kyushu. Durante o encontro, Shimizu apresentou os projetos de Telemedicina desenvolvidos pelo TEMDEC em mais de 60 países, nas áreas de endoscopia, cirurgia, enfermagem, hepatologia, cuidados com a saúde em geral, entre outras.

Estiveram presentes também o Dr. Ph.D. Tomohiko Moriyama, vice-diretor do TEMDEC; Shunta Tomimatsu, engenheiro do Centro de Desenvolvimento do TEMDEC e Ryoko Yoshida, diretora internacional de comunicação do TEMDEC.

Entre as principais atividades do TEMDEC, destacam-se:

  • Educação médica remota: organização de eventos médicos e troca de informações;
  • Consulta remota ao paciente: teleconsultas e indicações para atendimento internacional ao paciente;
  • Desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias: novas conexões e melhores imagens;
  • Produção e desenvolvimento de conteúdos atualizados: busca consistente de novas aplicações, métodos e tecnologias;
  • Secretariado do Grupo de Trabalho Médico da Rede Avançada Ásia-Pacífico: http://apan.net e Centro para programas internacionais de intercâmbio: intercâmbio entre médicos de diversos países.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é referência em ortopedia, neurologia, cardiologia, urologia e oftalmologia. É reconhecido também pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.

Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.

Site: www.hospitalsantacruz.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/santacruzhosp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hospital-santa-cruz
Twitter: https://twitter.com/santacruzhosp
Instagram: https://www.instagram.com/santacruzhosp

Mais informações para a imprensa
A4&Holofote Comunicação (11) 3897-4122
Regina Diniz – reginadiniz@a4eholofote.com.br
Priscilla Tavollassi – priscillatavollassi@a4eholofote.com.br
Douglas Danyi – douglasdanyi@a4eholofote.com.br
Paulo Figueiredo – paulofigueiredo@a4eholofote.com.br

Menu