Presidente do Hospital Santa Cruz é homenageado pelo Governo do Japão

Renato Ishikawa recebeu diploma de honra ao mérito em cerimônia realizada no Consulado-Geral do Japão em São Paulo

O presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa, foi homenageado, no dia 31 de outubro, pelo Consulado-Geral do Japão em São Paulo, na cerimônia de entrega do Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão. A homenagem é concedida às pessoas que têm seus serviços reconhecidos como relevantes contribuindo para a melhoria da imagem e da própria representação oficial japonesa no exterior.

Além do presidente do Hospital Santa Cruz, foram homenageadas outras duas personalidades da comunidade nipo-brasileira: Chiaki Ishi, o primeiro judoca brasileiro a ganhar medalha olímpica de bronze nos Jogos de Munique de 1972, e a ceramista Shoko Suzuki, pioneira na arte de cerâmica japonesa no Brasil. Também a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren) foi igualmente lembrada. A entidade, que reúne 47 associações de províncias do Japão, organiza e protege os interesses dos imigrantes japoneses em nosso país.

Durante a cerimônia, o Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Sr. Yasushi Noguchi, ressaltou a importância de Renato Ishikawa pelos serviços prestados para melhorar o relacionamento entre os dois países, bem como a relevância das iniciativas desenvolvidas pelo Hospital Santa Cruz em favor da comunidade nipo-brasileira. Ele destacou a presença de uma equipe permanente do Hospital Santa Cruz durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 ao oferecer apoio na tradução médica aos cidadãos japoneses que estiveram no Brasil, incluindo turistas, comitivas e até mesmo atletas do Japão. Além do Hospital ter disponibilizado um número de telefone gratuito, 24h por dia, por meio do qual prestou orientações em japonês.

Ao receber a homenagem, Renato Ishikawa fez um discurso emocionado e agradeceu o apoio institucional do governo do Japão ao Hospital Santa Cruz, pois legitima a importância dos serviços prestados pela Instituição na área de saúde e atendimento médico.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é referência em Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, Urologia e Oftalmologia. É reconhecido também pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.

Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 41 especialidades, Ambulatório, Pronto Atendimento e dois Centros Cirúrgicos; um Geral e outro Oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI Geral, 10 de UTI Neurológica e 10 na Unidade Coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.