Parceria entre Hospital Santa Cruz e Eletropaulo reduz consumo de energia em até 64%

Por meio de programa da concessionária, unidade de saúde passou por modernização do sistema de iluminação e recebeu lâmpadas LED, mais eficientes e econômicas

Depois de participar de um processo de chamada pública e ter o seu projeto aprovado, o Hospital Santa Cruz fechou parceria com a Eletropaulo e, por meio do Programa de Eficiência Energética, recebeu da concessionária um aporte de R$ 855 mil para uma completa modernização no sistema de iluminação.

Todas as dependências da Instituição contam agora com a tecnologia LED, muito mais eficiente do que as lâmpadas comuns, pois produz a mesma quantidade de luz, utilizando menos energia. Dessa forma, além de uma melhora na iluminação, haverá uma economia estimada em 800 Megawatt-hora por ano (MWh/ano), equivalente ao consumo de 352 residências.

O principal objetivo do Programa de Eficiência Energética é a promoção do uso consciente e racional de energia, a fim de beneficiar os mais diversos segmentos, como foi o caso do Hospital Santa Cruz, que teve o investimento totalmente provido pela concessionária.

De acordo com Lycio Paulo da Silva Jr., gerente de Engenharia do Hospital Santa Cruz, enquanto uma lâmpada incandescente gasta certa de 60W para produzir determinado fluxo luminoso, um conjunto LED precisa de apenas 9W. “Outra grande vantagem das lâmpadas LED é que são muito mais resistentes do que as incandescentes e fluorescentes. Para se ter ideia, o LED tem vida útil de 30 mil horas contra 7 mil horas da fluorescente, ou seja, quatro vezes mais”, afirma.

Ele conta que, principalmente para as áreas administrativas e assistenciais do Hospital, onde há necessidade de atenção redobrada, a iniciativa foi muito elogiada. “As enfermeiras, por exemplo, que precisam preparar medicações em doses exatas, celebraram a mudança, pois o ambiente ficou bem mais claro e muito melhor para trabalhar”, complementa o executivo.

“O principal objetivo do Programa de Eficiência Energética é promover o uso racional da energia elétrica, a partir da implementação de novas tecnologias e da criação de hábitos que minimizam o desperdício. A Eletropaulo realiza, anualmente, chamada pública para projetos que tenham como foco o uso mais responsável da energia. No caso dos hospitais, a implementação de um sistema mais eficiente e a redução na necessidade de manutenção são benefícios tanto para as instituições quanto para os pacientes”, explica Rubens Leme, coordenador de Usos Finais de Energia da Eletropaulo.

Além disso, existem vantagens como a redução de elementos nocivos ao meio ambiente, a exemplo do fósforo e do mercúrio, atualmente utilizados nas tradicionais lâmpadas fluorescentes; menor risco de quebra e acidentes que aconteciam com as frágeis unidades de vidro; geração de calor praticamente nula, o que ajuda na economia energética; uma menor emissão de radiação IV/UV, entre outros benefícios.

“Estamos extremamente satisfeitos com as novas ações de eficiência de iluminação, pois, considerando um valor médio de R$ 430 /MWh de nossa conta de energia, tivemos uma redução de cerca de R$ 23 mil ao mês, podendo, portanto, haver uma redução estimada de até 64% no consumo de energia elétrica do sistema de iluminação, muito significativa para a Instituição”, conclui o gerente.

Como foram substituídas todas de uma só vez, o HSC só terá de se preocupar com um novo volume de trocas a partir de 2020. Todas as lâmpadas têm selo Procel de garantia, gerando uma maior confiabilidade tanto de vida útil quanto de intensidade de iluminação aos colaboradores e clientes do Hospital Santa Cruz.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é referência em ortopedia, neurologia, cardiologia, urologia e oftalmologia. É reconhecido também pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.

Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.

Sobre a Eletropaulo

Maior distribuidora de energia em consumo e faturamento da América Latina, a Eletropaulo está conectada a 20 milhões de pessoas, distribuindo energia para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital. Essas cidades ocupam uma região de 4.526 quilômetros quadrados e representam 17% do PIB do Brasil.

A concessionária conta hoje com mais de 7 mil colaboradores. Possui uma infraestrutura de atendimento 24 horas, sete dias da semana, de modo a levar energia com qualidade e segurança para todos os clientes.

Site: www.hospitalsantacruz.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/santacruzhosp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hospital-santa-cruz
Twitter: https://twitter.com/santacruzhosp