O Núcleo de Exames Ginecológicos do Hospital Santa Cruz realiza análises completas para a prevenção e o rastreamento do câncer genital

Procedimentos como Colposcopia e Vulvoscopia, realizados com agilidade e eficiência no HSC, auxiliam no diagnóstico de doenças, como HPV (Human Papiloma Vírus) e cânceres ginecológicos

O Hospital Santa Cruz (HSC) possui um núcleo destinado ao oferecer exames completos para a Saúde da Mulher, proporcionando aos pacientes um atendimento clínico integrado às análises, diagnósticos e, se necessário, tratamentos e cirurgias em um único local. O Núcleo de Exames Ginecológicos do HSC realiza procedimentos, como Colposcopia e Vulvoscopia, fundamentais para manter a saúde e monitorar problemas genitais femininos.

Esses exames, onde observa-se detalhes do trato genital inferior sob visualização colposcópica, pertencem ao capítulo da genitoscopia, e são complementares às análises preliminares do Papanicolau, usualmente realizado nas mulheres. Embora haja uma gama de indicações, o objetivo principal dessas análises é investigar lesões expressas pelo HPV (Human Papiloma Virus) em períneo, vulva, vagina e colo do útero, assim como outras manifestações clínicas não induzidas pelo HPV.

“Conforme diretrizes brasileiras do Ministério da Saúde, a colposcopia, embora possa ter indicações não relacionadas à infecção genital, como formações polipóides no colo uterino, é recomendada, principalmente, para identificar lesões secundárias e a presença do HPV, incluindo as lesões precursoras do câncer de colo do útero e vagina. Já a vulvoscopia, é indicada não só para diagnóstico e acompanhamento de lesões HPV induzidas como também em casos de queixa de prurido vulvar crônico ou outras patologias vulvares não induzidas pelo HPV”, afirma Dra. Cláudia Maria Ricardo Serafim Giaccio, ginecologista e obstetra do HSC e integrante do núcleo.

Uma equipe de médicos, referência na especialidade Ginecológica, dedica-se ao atendimento às pessoas que procuram o HSC para cuidar da saúde e prevenir doenças. “A missão do núcleo é dar suporte aos médicos do Hospital e oferecer atendimento humanizado, tecnologia de ponta e infraestrutura completa àqueles que procuram a instituição”, ressalta o ginecologista e obstetra do HSC e Coordenador do Núcleo de Exames Ginecológicos, Dr. Eddy Nishimura.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é referência em ortopedia, neurologia, cardiologia, urologia e oftalmologia. É reconhecido também pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.

Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.

Site: www.hospitalsantacruz.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/santacruzhosp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hospital-santa-cruz
Twitter: https://twitter.com/santacruzhosp
Instagram: https://www.instagram.com/santacruzhosp

 

Menu