Mulheres são duas vezes mais afetadas pela artrite reumatóide

O diagnóstico precoce, o desenvolvimento de novos medicamentos imunobiológicos, a ginástica, terapia ocupacional e fisioterapia são algumas das novas armas encontradas pela medicina para controlar a artrite reumatóide, cujos portadores desenvolvem ao longo prazo, incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional, além da redução da expectativa de vida tanto em homens como em mulheres.

A médica Tatiana M. Hasegawa, reumatologista do Hospital Santa Cruz, pode explicar quais as estratégias terapêuticas desenvolvidas nos últimos anos para combater a artrite reumatóide, uma doença inflamatória crônica de origem auto-imune que acomete principalmente articulações, causando dores, deformidades progressivas e incapacidade funcional.

As mulheres são duas vezes mais afetadas do que os homens pela artrite reumatóide e sua incidência aumenta com a idade e a forma mais freqüente de início da doença é artrite simétrica (por exemplo: os dois punhos, os dedos das duas mãos) e aditiva (as primeiras articulações comprometidas permanecem e outras vão se somando). Costuma ser de instalação lenta e pouco agressiva, localizando-se inicialmente nas pequenas articulações das mãos.

A médica Tatiana M. Hasegawa é reumatologista do Hospital Santa Cruz com Mestrado em Reumatologia pela UNIFESP e Professora de Reumatologia da Universidade de Mogi das Cruzes – UMC. Ela está disponível para entrevistas.

Sobre o Hospital Santa Cruz: Instalado em prédio de seis andares e 160 leitos, além de centro cirúrgico e Unidades de Terapia Intensiva, Pronto Atendimento e Centro de Diagnósticos, o Hospital Santa Cruz atende as principais especialidades médicas e vem se destacando pelos serviços diferenciados, como o bloqueio neuromuscular, câmera hiperbárica, centro de infusão, check up, fonoaudiologia, medicina do sono e psicologia, entre outros.

O corpo clínico do Hospital, composto por profissionais nas áreas de Acupuntura, Alergologia, Cabeça E Pescoço, Cirurgia Geral, Cirurgia Infantil, Cirurgia Torácica, Cirurgia Plástica, Clinica Médica, Clinica Da Dor, Dermatologia, Endocrinologia, Fisiatria, Fonoterapia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Hepatologia, Homeopatia, Infectologia, Mastologia, Medicina Do Sono, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Obesidade Mórbida, Oncologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Psicologia, Psiquiatria, Radioterapia, Reumatologia, Urologia, Urodinâmica, Vascular, Cardiologia, Audiometria e Serviço De Bloqueio Neuromuscular, está à disposição para entrevistas.

 

Menu