HSC promove o IV Seminário Hospital Santa Cruz de Cooperação Científica Brasil e Japão

Maio/2019

 HSC promove o IV Seminário Hospital Santa Cruz de Cooperação Científica Brasil e Japão

O evento acontece dia 4 de junho, no Auditório do Centro Administrativo
do Hospital Santa Cruz, das 13h às 18h

O Hospital Santa Cruz (HSC), em parceria com as Universidades japonesas de Tsukuba, Kyushu, Osaka, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Imagawa Group, realiza, como parte das comemorações dos 80 anos da Instituição em 2019, o IV Seminário Hospital Santa Cruz de Cooperação Científica Brasil e Japão. O evento reunirá representantes para uma série de debates sobre saúde, que contará com especialistas das áreas de neurocirurgia, otorrinolaringologia e cardiologia.

Em 2016, o Hospital Santa Cruz realizou a primeira edição do Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão em parceria com a Universidade de Osaka. No início de 2017, a segunda edição foi em conjunto com a Universidade de Tsukuba e a Faculdade de Medicina da USP – FMUSP e a terceira edição, em 2018, contou novamente com a participação da Universidade de Tsukuba.

Para o Sr. Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz, o intercâmbio de conhecimento entre profissionais do Brasil e Japão e a busca constante por avanços tecnológicos são os grandes diferenciais do HSC no desenvolvimento e aprimoramento do atendimento. “Nosso foco é sempre investir em conhecimento científico e aprimoramento tecnológico. Por isso, as parcerias com as universidades, hospitais e multinacionais japonesas ampliam o intercâmbio bilateral de conhecimento e o fomento à pesquisa, sempre aprimorando os conceitos e os métodos utilizados na Instituição”, explica.

Estarão presentes os especialistas em Cardiologia o Dr. Yuji Hiramatsu, diretor adjunto do Hospital da Universidade de Tsukuba; o Dr. Julio Yamano e o Dr. Moise Dalva, do HSC, para falar sobre os avanços em cardiologia e cirurgia cardiovascular.

Na área de Otorrinolaringologia, estarão presentes no evento o Prof. Shuho Tanaka, assistente do Departamento de Otorrinolaringologia – Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina da Universidade de Tsukuba; o Prof. Aldo Stamm, da Unifesp; a Dra. Emy Zuiki Murano, da USP; e a Dra. Livia Dechen e o Dr. Andrei Borin, do HSC, que abordarão as doenças que podem ser tratadas via nasal.

O Dr. Aiki Marushima, professor assistente da Faculdade de Medicina da Universidade de Tsukuba; o Dr. Koshiro Nishikuni, do HSC; e o Dr. Fabio Iuji Yamamoto, da USP e HSC, das áreas de Neurologia e Neurocirurgia, vão abordar as recentes pesquisas relacionadas à trombectomia, o desenvolvimento da terapia neuroprotetora utilizando nanomedicina e células-tronco no AVC isquêmico agudo.

Segundo o Dr. Koshiro Nishikuni, neurocirurgião do HSC e um dos coordenadores do evento, esse intercâmbio amplia o conhecimento e a pesquisa de forma bilateral, tanto para o Brasil quanto para o Japão. “Os assuntos tratados nos Seminários do HSC são de grande relevância para a classe médica, pois esta troca poderá inovar e ampliar as técnicas de tratamentos em todo o país. As universidades de Tsukuba, Kyushu e Osaka são referências nas áreas de medicina e pesquisa científicas, e é de extrema importância ter a possibilidade de realizar esses intercâmbios com médicos brasileiros, afirma.

SERVIÇO:
Evento: IV Seminário Hospital Santa Cruz de Cooperação Científica Brasil e Japão

Local: Auditório do Centro Administrativo do Hospital Santa Cruz

Endereço: Rua Santa Cruz, 255 – Vila Mariana – São Paulo – SP

Data: 04 de junho, terça-feira

Horário: das 13h às 18h

Evento aberto aos profissionais da área médica.

Programação:

13h – Opening Ceremony

13h10 – Advances in cardiology and surgery cardiovascular

Dr. Julio Shoiti Yamano – Technical Director of Hospital Santa Cruz – Moderator

Dr. Moise Dalva – Hospital Santa Cruz – Moderator

Performing Cardiovascular Surgery in a Developing Country – A Challenging Task

Dr. Moise Dalva – Hospital Santa Cruz

Recent practice in cardiac surgery – Japan style

Dr. Yuji Hiramatsu – University of Tsukuba

14h30 – What diseases can we treat through the nose?

Dr. Andrei Borin – Hospital Santa Cruz – Moderator

Dra. Emy Zuiki Murano – University of São Paulo – Moderator

Introduction: notions of anatomy of the nasal cavity

Dra. Livia Dechen – Hospital Santa Cruz

Clinical cases of endonasal approach – Japan

Prof. Shuho Tanaka – University of Tsukuba

Clinical cases of endonasal approach – Brazil

Prof. Aldo Stamm – Federal University of São Paulo

15h30 – Coffee Break

16h10 – Recent approach to mechanical thrombectomy, my experience, challenge, and future task

Dr. Fabio Iuji Yamamoto – Hospital Santa Cruz e University of São Paulo – Moderator

Dr. Koshiro Nishikuni – Hospital Santa Cruz – Moderator

Neuroprotection. The development of neuroprotective therapy using nanomedicine and stem cell in acute ischemic stroke.

Dr. Aiki Marushima – University of Tsukuba.

Menu