Hospital Santa Cruz realiza exame que analisa causas de desmaios frequentes

Tilt Test ou Teste de Inclinação é indolor e identifica as verdadeiras causas das perdas súbitas de consciência

Tonturas e desmaios que ocorrem com frequência devem ser investigados a fundo, pois podem causar males à saúde. Atualmente, existe um exame rápido, fácil, indolor e também bastante procurado chamado Tilt Test ou Teste de Inclinação. Ele já está disponível no Hospital Santa Cruz (HSC), na capital paulista, e identifica a razão clínica de desmaios que acontecem repetidamente.

De acordo com a Dra. Gisele Magalhães, médica cardiologista do Hospital Santa Cruz, o Tilt Test é feito em uma mesa especial, inclinada, que se movimenta com objetivo de analisar como o corpo regula a pressão arterial em resposta a mudanças de posição, ou seja, ao estresse da gravidade, indicando as causas dos desmaios.

“Os desmaios frequentes, ou síncopes, são um problema comum, atingindo cerca de seis a cada mil pessoas por ano no Brasil. O exame foi desenvolvido para auxiliar a esclarecer quadros de disautonomia (doença do sistema nervoso), manifestos principalmente por episódios de síncope, pré síncope ou tontura de possível etiologia vasovagal, ou seja, relacionados a uma súbita e transitória diminuição do nível de consciência e do tônus postural com recuperação espontânea”, explica Dra. Gisele.

Por meio do Tilt Test é possível detectar disfunções no sistema cardiovascular que acarretam quedas indesejáveis da pressão arterial e da frequência de batimentos cardíacos, levando a perda de consciência por diminuição da circulação cerebral. “Depois que este método diagnóstico entrou em vigor na prática clínica cardiológica, a maioria dos desmaios de origem não explicada passou a ser esclarecida e os pacientes tratados adequadamente”, afirma a médica.

O exame requer jejum de seis a oito horas e todo o procedimento tem duração aproximada de uma hora. O diagnóstico ou resultado final do Tilt Test é conhecido em até 24h após a sua realização.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é referência em ortopedia, neurologia, cardiologia, urologia e oftalmologia. É reconhecido também pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.

Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.

Site: www.hospitalsantacruz.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/santacruzhosp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hospital-santa-cruz
Twitter: https://twitter.com/santacruzhosp
Instagram: https://www.instagram.com/santacruzhosp

 

Menu