Hospital Santa Cruz participa do Japan-Brazil Medical Collaboration Project

Chamada de Projeto de Telerradiologia, a tecnologia irá otimizar e ampliar o diagnóstico e atendimento médico. Evento de inauguração acontece na próxima segunda-feira (20), na USP

Ao lado de outras grandes instituições japonesas, o Hospital Santa Cruz (HSC) participa, na próxima segunda-feira (20/3), do Japan – Brazil Medical Collaboration Project, evento que apresentará o promissor Projeto de Telerradiologia com tecnologia Synapse PACS (Picture Archiving and Communication System) da Fujifilm. A cerimônia, que contará com a presença da Fujifilm do Brasil e Fujifilm Corporation do Japão, acontece das 14 às 17 horas, no auditório do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU USP).

A tecnologia permite que imagens médicas digitais sejam disponibilizadas numa rede integrada, uma espécie de nuvem de dados. Assim, todos os médicos de uma instituição têm acesso aos exames dos pacientes, otimizando o atendimento e o diagnóstico. O sistema também permite que haja um compartilhamento de informações com outros hospitais integrados à rede, gerando uma troca de experiências, ampliando o conhecimento dos profissionais e melhorando, assim, a capacidade diagnóstica.

Com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), o Projeto de Telerradiologia será implantado no Hospital Santa Cruz em meados de abril de 2017. Além do Hospital Santa Cruz, também participarão o Hospital Universitário da USP e o Hospital da Amazônia.

Na cerimônia, o presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa, destacará a importância do Projeto de Telerradiologia para o processo de diagnóstico médico. Segundo ele, a iniciativa está alinhada com os objetivos do HSC na busca do conhecimento científico e implantação de novos equipamentos e sistemas de última geração, visando tornar o Hospital um centro de referência nos campos da medicina e saúde no Brasil.

A intenção é que, no futuro, a tecnologia seja ampliada para troca de experiências com universidades japonesas, como a Universidade de Tsukuba e a de Osaka, uma vez que a plataforma possibilita a discussão remota de casos de neurologia, angiologia, cardiologia, gastroenterologia, ortopedia, e outras que envolvam análise de imagens digitais.

Entre os projetos em fase de implantação no Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa destaca o recente acordo de entendimento com a Universidade de Tsukuba, do Japão, no intercâmbio de conhecimento e utilização de novas tecnologias. “O estabelecimento de parcerias com universidades japonesas tem o intuito de desenvolver a pesquisa médica da Instituição, tornandoa referência na área”, afirma.

Além do Projeto de Telerradiologia, o Japan – Brazil Medical Collaboration Project lançará o Projeto Centro de Detecção do Câncer no Hospital Universitário da USP. A iniciativa tem o objetivo de rastrear incidências do câncer de cólon, estômago, pulmão e mama, promovendo estudos e tornando-se um centro de referência no Brasil. A ideia desse projeto surgiu após uma pesquisa mostrar que 0,5% dos brasileiros foram detectados com câncer de cólon, um índice alto se comparado ao Japão, cujo índice é de 0,1%.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado com o compromisso nipo-brasileiro em oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, em 2016, completou 77 anos dedicados em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente é referência em Oftalmologia, Ortopedia, Neurologia e Cardiologia, sendo reconhecido também pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, e atendimento humanizado com profissionais bilíngues.

São mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 50 especialidades no Ambulatório, além do Pronto Atendimento e de um Centro Cirúrgico capacitado para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 04 salas de cirurgias oftalmológicas, 09 salas de cirurgias em geral e 170 leitos, sendo: 138 de internações, 10 UTI Coronariana, 10 UTI Neurológica, 10 UTI Geral e 02 de TMO (Transplante de Medula Óssea).

Site: www.hospitalsantacruz.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/santacruzhosp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hospital-santa-cruz
Twitter: https://twitter.com/santacruzhosp
Instagram: https://www.instagram.com/santacruzhosp

 

Menu