Hospital Santa Cruz e Universidade de Kyushu promovem Encontro de Nutrição Brasil-Japão

De 25 a 29 de setembro acontece o Encontro de Nutrição Brasil-Japão promovido pelo Hospital Santa Cruz (HSC) em parceria com a Universidade de Kyushu, com a participação de alguns hospitais nikkeis. As premissas ‘A saúde começa na alimentação’ e ‘Nós somos o que comemos’ inspiram esse encontro, que tem por objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos científicos sobre a culinária japonesa para aumentar a oferta desta nutrição na dieta hospitalar destas instituições brasileiras.

Para o neurocirurgião do HSC e idealizador do encontro, Dr. Koshiro Nishikuni, a iniciativa pretende lançar a semente de um projeto científico de pesquisa entre o Brasil e o Japão na área nutricional, a fim de difundir a verdadeira culinária japonesa no Brasil e na América Latina, considerada uma das mais saudáveis do mundo. “Nossa intenção é buscar referências e orientações no Japão, país mundialmente admirado pela longevidade e qualidade de vida da população e melhorar as condições de saúde de nossos pacientes. Um dos fatores que contribui para essa classificação é a alimentação, desde a escolha dos ingredientes, o preparo, como é servido até sua ingestão, absorção dos nutrientes e digestão”, afirma.

O médico explica que alimentos mais frescos, sem agrotóxicos, com o cozimento específico para cada item e servidos em pequenas porções podem fazer a diferença. “Por isso, o estudo a ser desenvolvido, sob a coordenação do Hospital Santa Cruz, deve ser baseado também no comportamento do japonês ao se nutrir, além do aprendizado de receitas gastronômicas”, complementa Dr. Koshiro.

As características continentais do Brasil e sua diversidade cultural, climática e de solo também será abordada durante o evento. Segundo os organizadores do HSC e da Universidade de Kyushu, cada região brasileira possui sua variedade sazonal de alimentos e diferentes recursos.  Por isso, a partir da expertise da equipe japonesa e o conhecimento dos nutricionistas brasileiros as adaptações serão feitas para preservar as características palatáveis, visuais e de composição nutricional da alimentação do Japão.

Em março desse ano, membros do International Medical Departament and Telemedicine Development Center of Asia (TEMDEC) da Universidade de Kyushu visitaram o HSC e estreitaram os laços de cooperação entre as duas instituições. “Há possibilidades de parcerias nas áreas tecnológica e nutricional. Aumentar a expectativa de vida na América Latina por meio da disseminação de alimentação saudável com ‘a verdadeira culinária japonesa’ é um sonho tornando-se realidade”, complementa.

“Esse encontro é uma ótima oportunidade de expandirmos ainda mais nossos conhecimentos no aspecto da nutrição, tão importante para a manutenção da saúde, e ampliarmos a qualidade da alimentação oferecida aos nossos pacientes e seus familiares. Como fonte da energia vital, a nutrição é um dos pilares para se manter uma vida mais saudável. Essa ação está diretamente alinhada com os 6 pilares de prevenção e cuidado com a saúde adotados pelo Hospital Santa Cruz – Físico, Espiritual, Emocional, Social, Profissional e Nutricional. Todos esses aspectos são fundamentais para uma vida equilibrada”, declara o superintendente do Hospital Santa Cruz, Dr. Leonel Fernandes.

Sobre a programação do Encontro de Nutrição Brasil-Japão

Durante os quatro dias de atividades, representantes da Universidade de Kyushu (Profº. Dr. PhD Shuji Shimizu, Diretor do TEMDEC e do Departamento de Diagnóstico e Terapia Endoscópica, e Presidente do Departamento de Medicina Internacional da Universidade de Kyushu; Dr. PhD. Tomihiko Moriyama, Vice-Diretor do TEMDEC; Sra. Sakino Yamashita, nutricionista da Universidade de Kyushu) e dos hospitais nikkeis, terão a oportunidade de conhecer a infraestrutura do Hospital Santa Cruz, que será apresentada pela diretoria da Instituição e pela nutricionista do HSC, Solange Leal Garcia. Também participarão de visitas guiadas às cozinhas e dependências hospitalares, que oferece cardápio de culinária japonesa a seus pacientes.

Sobre a Universidade Kyushu

A Universidade Kyushu é uma das mais prestigiadas e influentes universidades do Japão e a maior universidade pública da ilha de Kyushu, situada em Fukuoka. Mais informações: https://www.kyushu-u.ac.jp/en/

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é reconhecido pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.

Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.

Site: www.hospitalsantacruz.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/santacruzhosp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hospital-santa-cruz
Twitter: https://twitter.com/santacruzhosp