Hospital Santa Cruz anuncia criação do Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz – IPESC

A missão do novo Instituto é promover a excelência do conhecimento em saúde, por meio do desenvolvimento de atualização científica, ensino e pesquisa. Já foram formalizados protocolos de estudos com as Universidades japonesas de Tsukuba, Osaka e Tóquio

Promover intercâmbio científico e cultural com instituições acadêmicas de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Este é o principal objetivo do Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz (IPESC), associação sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, cujo estatuto social foi aprovado pelo Conselho de Administração e referendada pela Assembleia Geral da Instituição no dia 30 de agosto de 2018. O IPESC desenvolverá suas atividades vinculadas à Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, da qual também faz parte o Hospital Santa Cruz.

O IPESC é resultado do grande esforço realizado pelos médicos, pesquisadores e direção do Hospital Santa Cruz. Após acordo com a Universidade de Tsukuba, firmado em setembro de 2016, visando estabelecer as bases para a ampliação do intercâmbio de médicos de diversas áreas para desenvolver projetos conjuntos de pesquisa entre o Brasil e o Japão, tornou-se necessário a criação de um Instituto para viabilizar estas iniciativas. Anteriormente, este papel era realizado pelo Centro de Pesquisa, Ensino e Cultura (CEPEC) do Hospital Santa Cruz, que agora passa a integrar o conjunto de atividades desenvolvidas pelo IPESC. Nos últimos meses, o CEPEC realizou inúmeras iniciativas no campo científico: 12 eventos (seminários), 19 estudos clínicos em 2017 e nove pesquisas clínicas neste ano.

O IPESC tem como finalidade desenvolver atividades de estudo e de pesquisa na área de saúde, ensino, extensão, cultural e esportiva. Também terá foco em organizar e promover cursos de especialização, capacitação, pós-graduação profissional, residência médica e multiprofissional.

Segundo Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz e do Conselho Administrativo do IPESC, a missão do IPESC é o de promover a excelência do conhecimento em saúde, por meio do desenvolvimento de atualização científica, ensino e pesquisa. “Queremos ser um Instituto reconhecido pela produção e disseminação de informações na área da saúde e cultura”, afirma. Segundo ele, o IPESC terá um papel importante ao aproximar renomadas universidades do Brasil e do Japão, estreitando os laços para “aprofundar os conhecimentos e progredir nos estudos científicos da área da saúde no país”, complementa Ishikawa. Ele observa que já foram formalizados protocolos de estudos entre o Hospital Santa Cruz, que agora passa a ser representado pelo IPESC, com as universidades de Tsukuba (Protontherapy), Osaka (estudo sobre a microbiota) e Tokyo Medical Dental University (ABC Method).

Entre os pontos positivos da fundação do IPESC está o Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Santa Cruz (CEP), em plena atividade, valorizando o nome da Instituição entre a comunidade e os hospitais nipo-brasileiros. Além disso, será também sua missão estabelecer um bom relacionamento com os órgãos governamentais ligados ao campo da medicina e saúde.

A estrutura organizacional do IPESC conta com a formação do Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e Conselho Científico. Também prevê a criação de uma Diretoria Executiva. A seguir os nomes dos representantes de cada área:

1. Conselho Administrativo

• Presidente – Renato Ishikawa
  • Tesoureiro – Marcelo Tsuji
  • Secretária – Sandra Hiroko Watanabe
  • Suplente – Luiz Koiti Kimyura

2. Conselho Fiscal

• Aurea Christine Tanaka
  • Mario Sato
  • Norberto Legrazie
  • Renato Nakaya

3. Conselho Científico

• Leonel Fernandes
  • Julio Yamano
  • Domingos A. Fernandes
  • Masato Ninomiya
  • Koshiro Nishikuni
  • Luis Maruta

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é reconhecido pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.

Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.

Site: www.hospitalsantacruz.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/santacruzhosp