Farmacologia é tema do 2º Encontro Científico de Geriatria do Hospital Santa Cruz em abril

Nesse encontro do Núcleo de Geriatria do HSC, que acontece no dia 03 de abril, às 19h, profissionais da saúde, médicos e enfermeiros, trocam experiências sobre como ministrar medicamentos aos idosos

Um dos hospitais pioneiros no Brasil no atendimento aos idosos, o Hospital Santa Cruz (HSC) abre um espaço importante para a troca de conhecimento e o debate de procedimentos terapêuticos preventivos, cuidados e tratamentos para manter a saúde e o bem-estar das pessoas com mais de 60 anos, consideradas idosas no Brasil. Promovido pelo Núcleo de Geriatria do HSC, os encontros acontecem mensalmente, das 19h às 20h, no hospital. O segundo encontro acontecerá na terça-feira, 03 de abril, e o tema abordado será “Farmacologia: o que o idoso tem de peculiar?”, apresentado pela Dra. Juliana Pastorelli, da equipe de Geriatria do HSC. O evento é aberto aos profissionais do hospital, médicos e enfermeiros, e para a comunidade de saúde em geral.

Para a coordenadora do Núcleo de Geriatria, Dra. Sumika Mori Lin, os encontros nasceram da necessidade de multiplicar o conhecimento e peculiaridades no tratamento ao idoso, além de promover ações que ampliem e intensifiquem os cuidados preventivos. “Nos encontros, que acontecerão até dezembro, abordaremos diversos assuntos pertinentes à área. Acreditamos ser fundamental integrar os atendimentos dos profissionais de saúde, qualquer que seja sua especialidade e função, para que as pessoas com mais de 60 anos possam ser acolhidas e atendidas de forma cada vez mais eficiente e preventiva”, afirma.

Pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que registrou uma estimativa populacional de 207 milhões no Brasil, em 2017, apontou um crescimento de 50% de pessoas acima de 60 anos na última década. De 17 milhões, em 2007, para R$ 26 milhões em 2017, com previsão de chegar a 37 milhões de idosos daqui dez anos.

Segundo Dra. Sumika Lin, esse crescimento, também percebido em outros países, deve estimular a população brasileira a fazer um planejamento para viver bem na idade mais madura. “Precisamos criar uma cultura de saúde e bem-estar na maturidade. O brasileiro não tem o hábito de planejar e se prevenir. É preciso adotar hábitos mais saudáveis, atitudes preventivas e cuidar-se desde cedo, para que se possa chegar aos 80 e 90 anos de modo em boas condições física, mental e psicológica”, acrescenta.

Alguns dos temas abordados nos encontros científicos da equipe de Geriatria do Hospital Santa Cruz: ‘Cuidados Paliativos: tratamento da dor, controle de sintomas, técnicas de conversação’; ‘Síndrome de Fragilidade: aspectos farmacológicos, aspectos nutricionais e instrumentos diagnósticos’; ‘Atenção primária à saúde: prevenções e exames, estilo de vida e envelhecimento’; ‘Oncogeriatria: peculiaridades do tratamento do paciente idoso’ e ‘Atualizações terapêuticas’.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é referência em ortopedia, neurologia, cardiologia, urologia e oftalmologia. É reconhecido também pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.

Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.

Site: www.hospitalsantacruz.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/santacruzhosp