Farmacologia é tema do 2º Encontro Científico de Geriatria do Hospital Santa Cruz em abril

Março/2018

Nesse encontro do Núcleo de Geriatria do HSC, que acontece no dia 03 de abril, às 19h, profissionais da saúde, médicos e enfermeiros, trocam experiências sobre como ministrar medicamentos aos idosos

Um dos hospitais pioneiros no Brasil no atendimento aos idosos, o Hospital Santa Cruz (HSC) abre um espaço importante para a troca de conhecimento e o debate de procedimentos terapêuticos preventivos, cuidados e tratamentos para manter a saúde e o bem-estar das pessoas com mais de 60 anos, consideradas idosas no Brasil. Promovido pelo Núcleo de Geriatria do HSC, os encontros acontecem mensalmente, das 19h às 20h, no hospital. O segundo encontro acontecerá na terça-feira, 03 de abril, e o tema abordado será “Farmacologia: o que o idoso tem de peculiar?”, apresentado pela Dra. Juliana Pastorelli, da equipe de Geriatria do HSC. O evento é aberto aos profissionais do hospital, médicos e enfermeiros, e para a comunidade de saúde em geral.

Para a coordenadora do Núcleo de Geriatria, Dra. Sumika Mori Lin, os encontros nasceram da necessidade de multiplicar o conhecimento e peculiaridades no tratamento ao idoso, além de promover ações que ampliem e intensifiquem os cuidados preventivos. “Nos encontros, que acontecerão até dezembro, abordaremos diversos assuntos pertinentes à área. Acreditamos ser fundamental integrar os atendimentos dos profissionais de saúde, qualquer que seja sua especialidade e função, para que as pessoas com mais de 60 anos possam ser acolhidas e atendidas de forma cada vez mais eficiente e preventiva”, afirma.

Pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que registrou uma estimativa populacional de 207 milhões no Brasil, em 2017, apontou um crescimento de 50% de pessoas acima de 60 anos na última década. De 17 milhões, em 2007, para R$ 26 milhões em 2017, com previsão de chegar a 37 milhões de idosos daqui dez anos.

Segundo Dra. Sumika Lin, esse crescimento, também percebido em outros países, deve estimular a população brasileira a fazer um planejamento para viver bem na idade mais madura. “Precisamos criar uma cultura de saúde e bem-estar na maturidade. O brasileiro não tem o hábito de planejar e se prevenir. É preciso adotar hábitos mais saudáveis, atitudes preventivas e cuidar-se desde cedo, para que se possa chegar aos 80 e 90 anos de modo em boas condições física, mental e psicológica”, acrescenta.

Alguns dos temas abordados nos encontros científicos da equipe de Geriatria do Hospital Santa Cruz: ‘Cuidados Paliativos: tratamento da dor, controle de sintomas, técnicas de conversação’; ‘Síndrome de Fragilidade: aspectos farmacológicos, aspectos nutricionais e instrumentos diagnósticos’; ‘Atenção primária à saúde: prevenções e exames, estilo de vida e envelhecimento’; ‘Oncogeriatria: peculiaridades do tratamento do paciente idoso’ e ‘Atualizações terapêuticas’.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é referência em ortopedia, neurologia, cardiologia, urologia e oftalmologia. É reconhecido também pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.

Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.

Site: www.hospitalsantacruz.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/santacruzhosp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hospital-santa-cruz
Twitter: https://twitter.com/santacruzhosp
Instagram: https://www.instagram.com/santacruzhosp

 

Menu