6º Encontro Científico de Geriatria do Hospital Santa Cruz acontece no dia 07 de agosto

‘Assistência multidisciplinar nas fraturas do quadril em idosos’ será o tema do encontro que terá como palestrante o médico ortopedista do Hospital Santa Cruz, Dr. Itiro Suzuki

No dia 7 de agosto (terça-feira), será realizado o 6º Encontro Científico de Geriatria do Hospital Santa Cruz (HSC), das 19h às 21h, no auditório da Instituição (Rua Santa Cruz, 255 – Vila Mariana/SP). Com palestra do ortopedista do HSC, Dr. Itiro Suzuki, o objetivo do encontro é apresentar os benefícios do atendimento multiprofissional que pode ser oferecido aos pacientes idosos. Aberto à comunidade médica, profissionais da saúde e população em geral, o encontro reunirá médicos e enfermeiros da Instituição com ampla experiência no cuidado e tratamento de pessoas com mais de 60 anos.

No encontro do mês passado, realizado no dia 10, o assunto abordado foi ‘Delirium: como identificar e como tratar’, com apresentações da médica Geriatra, Dra. Bruna Carla Mendes; do Coordenador da UTI, Dr. Thiago Miranda Lopes de Almeida e do Enfermeiro, especializado em UTI, Alberto Garcia Menezes, do Hospital Santa Cruz. Um dos destaques e pontos convergentes das palestras dos profissionais foi a necessidade de promover um atendimento cada vez mais humanizado, levando em conta às necessidades específicas de cada um dos pacientes idosos internados na Unidade de Terapia Intensiva do HSC. A liberação de visitas de parentes com mais frequência na UTI também foi debatida e foi apresentada a observação de que a proximidade desses entes queridos ajuda na melhora dos pacientes.

Os temas abordados nos últimos eventos mensais também foram específicos da área para tratamento e cuidado com os idosos: ‘Nutrição e Envelhecimento: novas evidências para velhos hábitos’, ‘Estratégias e desafios da desospitalização e longa permanência’, ‘Farmacoterapia: o que o idoso tem de peculiar?’ e ‘Cuidados Paliativos: tratamento da dor, controle de sintomas, técnicas de conversação’.

Com essas iniciativas, o Hospital Santa Cruz (HSC) – voltado também ao aperfeiçoamento profissional –, abriu um importante espaço para a troca de conhecimento e o debate de procedimentos terapêuticos preventivos, cuidados e tratamentos para manter a saúde e o bem-estar das pessoas com mais de 60 anos. Promovido pelo Serviço de Geriatria do HSC, os encontros acontecem mensalmente.

Para a coordenadora do Serviço de Geriatria da Instituição, Dra. Sumika Mori Lin, a iniciativa foi criada com o intuito de multiplicar o conhecimento sobre as peculiaridades no tratamento ao idoso, além de promover ações que ampliem e intensifiquem os cuidados preventivos. “Nos eventos, que devem acontecer até dezembro, vamos abordar diversos assuntos pertinentes à área. Acreditamos ser fundamental integrar os atendimentos dos profissionais da saúde, qualquer que seja sua especialidade e função, para que as pessoas com mais de 60 anos possam ser acolhidas e atendidas de forma cada vez mais adequada as suas condições e peculiaridades”, afirma.

As inscrições para participar do evento poderão ser feitas pelo e-mail cam@hospitalsantacruz.com.br ou pelo telefone 5080-2062. Um coffee-break será oferecido aos participantes.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é reconhecido pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.

Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.

Site: www.hospitalsantacruz.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/santacruzhosp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hospital-santa-cruz
Twitter: https://twitter.com/santacruzhosp