Início da imigração japonesa para o Brasil, com a chegada de 165 famílias no porto de Santos.

Inaugurado em 29 de abril de 1939, em São Paulo com a missão de auxiliar os imigrantes japoneses e oferecer um atendimento médico-hospitalar de excelência no Brasil, o Hospital Santa Cruz (HSC) se dedica a proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população, priorizando ações de responsabilidade social, sustentabilidade e atividades de ensino e pesquisa voltadas ao aperfeiçoamento de seu corpo clínico, equipe assistencial e administrativa.
A instituição é referência em Oftalmologia, Neurologia, Ortopedia e Cardiologia, entre outras especialidades. Atualmente, o hospital é reconhecido pelos equipamentos de alta tecnologia que conferem ao médico e paciente maior precisão, segurança e agilidade no procedimento e recuperação e atendimento humanizado com profissionais bilíngues. Investe de forma contínua em inovação e tecnologia aplicada em cirurgias minimamente invasivas e robótica hospitalar.
São mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, mais de 40 especialidades médicas, 3 Prontos Atendimentos (geral, ortopédico e oftalmológico) e 2 Centros Cirúrgicos (Geral e oftalmológico), capacitados para executar operações de alta complexidade.
Sua infraestrutura conta com mais de 170 leitos distribuídos entre apartamentos, enfermarias e UTI, complementada com uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações, além dos serviços de medicina diagnóstica e tratamentos terapêuticos, proporcionando assim, atendimento completo para cuidar da saúde do paciente.
O Hospital Santa Cruz é reconhecido como uma das instituições hospitalares mais modernas do país, tendo recebido o certificado pela segurança e qualidade dos processos assistenciais e médicos por meio da Organização Nacional de Acreditação (ONA II). Também tem firmado parcerias com os mais importantes centros de produção médica e científica constituídos pelas principais universidades do Japão – Osaka, Tsukuba e Kyushu.
Início da imigração japonesa para o Brasil, com a chegada de 165 famílias no porto de Santos.
Fundação da Sociedade de Beneficência Japonesa Dojinkai, com foco no atendimento médico em japonês, conciliando a medicina moderna com a cultura milenar do Japão.
Dr. Shizuo Hosoe, formado em medicina pela Universidade de Keio no Japão e posteriormente pela FMUSP, foi o primeiro profissional contratado pela Dojinkai, como secretário de medicina e higiene.
Doação do Imperador para construção do Hospital Santa Cruz, ato que deu início a campanha que contou com a ajuda de muitas famílias de imigrantes.
Inauguração do Hospital Santa Cruz, considerada na época, uma das maiores Instituições hospitalares da América Latina.
Inauguração da Escola de Enfermagem, que junto ao corpo clínico do Hospital contribuiu com a profissionalização do segmento.
Fundada dentro do Hospital a primeira Clínica de Tumores focada no combate ao câncer.
Um dos primeiros hospitais particulares a exercer o programa de Residência Médica aprovado pelo Ministério da Educação – MEC.
Início do atendimento assistencial às instituições Kibô-no-Iê, Kodomo-no-Sono, Ikoi-no-Sono e Congregação das Irmãs Caritas.
Começou o primeiro programa brasileiro dedicado ao tratamento das vítimas da bomba atômica.
A primeira dama Akie Abe, esposa do primeiro-ministro Shinzo Abe, visita o Hospital em reconhecimento aos excelentes serviços prestados.
Visita do Príncipe Akishino e sua esposa, Princesa Kiko em reconhecimento ao relevante vínculo com o Japão desde a fundação da Instituição até os tempos atuais.
Primeiro Hospital do Brasil com o Sistema de Produção TPS, instalado em parceria com a Toyota, para a melhoria dos processos e ganho na agilidade do atendimento.
Suporte médico-hospitalar aos turistas japoneses durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro, com o reconhecimento do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão – MOFA.
Estabelece parcerias com as universidades japonesas de Osaka, Tsukuba e Kyushu, realizando encontros científicos com foco em inovação voltada aos cuidados à população.
Recebe o certificado pela segurança e qualidade dos processos assistenciais por meio da ONA – Organização Nacional de Acreditação, via IQG – Instituto Qualisa de Gestão.
Investe em inovação e tecnologia, aplicadas em cirurgias minimamente invasivas, e robótica hospitalar.
Contribuir, como uma Instituição Beneficente, para a melhoria contínua da saúde da comunidade, procurando superar suas expectativas.
Ser um Hospital com foco no atendimento, fazendo uso de tecnologia avançada e parcerias estratégicas.
Com localização privilegiada, o Hospital Santa Cruz está situado na rua Santa Cruz, 398, a menos de 5 minutos do Shopping Metrô Santa Cruz, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo.
Oferece atendimento em mais de 40 especialidades médicas, contando com 3 Prontos Atendimentos, ambulatórios, e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade.
Sua infraestrutura conta com mais de 170 leitos distribuídos entre apartamentos, enfermarias e Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.
Todo o serviço é realizado por profissionais altamente capacitados e equipamentos com tecnologia de última geração. E cumprindo sua missão em oferecer atendimento humanizado, o Hospital Santa Cruz ainda conta com completa estrutura assistencial multidisciplinar, composta por equipes de enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e farmácia.