Entrega do título de Cidadão Paulistano ao professor Doutor Masato Ninomiya

O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo ficou lotado no dia 28 de agosto, em cerimônia para entrega do título de Cidadão Paulistano ao professor Doutor Masato Ninomiya, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira e Japonesa e Beneficência Santa Cruz, mantenedora do Hospital Santa Cruz.

Personalidades da comunidade nipo-brasileira, políticos, magistrados e mestres em Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo assistiram à cerimônia de outorga do título numa iniciativa do Vereador Gilson Barreto referendando o prestígio que Dr. Masato Ninomiya conquistou em sua trajetória profissional como o mais respeitado tradutor nos idiomas português e japonês, como professor de Direito Internacional em renomadas Universidades Japonesas, como as de Tóquio e Kyoto, entre outras atividades. Foi destacada a sua importante contribuição para o estreitamento das relações bilaterais ao assumir funções no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, e no CIATE – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior.
Dr. Masato Ninomiya dedicou o título aos seus pais, já falecidos, e proferiu seu discurso de agradecimento em português, traduzindo, na sequência, em japonês. Ao relatar a sua vida, desde que veio ainda menino ao Brasil acompanhando os pais, a sua formação e atividades acadêmicas, o casamento com a esposa Sônia Ninomiya, também professora universitária e tradutora, e sua vocação para abraçar causas em prol da comunidade nipo-brasileira, o homenageado agradeceu a honra e responsabilidade que sentiu ao assumir a presidência do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira e Japonesa e Beneficência Santa Cruz em 2012.
Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz, em seu discurso de homenagem, ressaltou a atuação do  Dr. Masato Ninomiya frente à presidência do Conselho Deliberativo, como um importante e valioso interlocutor para estreitar e reforçar o relacionamento com o governo, entidades e empresas japonesas, em prol do Hospital.