Dor na bexiga ao urinar: o que pode ser?

Categoria: Sem categoria

Saiba o que é a infecção urinária e como descobrir se está na hora de procurar um médico. Veja também onde encontrar profissionais de urologia com segurança e qualidade.

A dor ao urinar é o principal sintoma da infecção urinária. Se trata de uma inflamação ou infecção na bexiga, que se dá, na maior parte das vezes, pela disseminação de bactérias ou pelo aumento do tamanho da próstata.

Diferenças entre a infecção urinária no homem e na mulher

Na mulher

Em mulheres, a infecção urinária é comumente chamada de cistite, causa desconforto ao urinar e das dores agudas na bexiga.

Além disso, é aumentada a vontade de urinar e pode haver sangue na urina.

Se não tratada devidamente, com acompanhamento médico, a infecção urinária pode chegar aos rins, agravando bastante o quadro e podendo, em casos específicos, levar a óbito.

No homem

A incidência de infecção urinária no homem é bem menor e costuma estar relacionada ao aumento do tamanho da próstata, uma condição conhecida como hiperplasia benigna de próstata.

O aumento da próstata pode ocasionar uma obstrução do fluxo urinário, causando retenção de urina e falência da bexiga, o que pode desencadear infecções urinárias.

Quanto maior for a obstrução, mais urgência miccional (necessidade urgente de urinar, podendo acarretar perda involuntária de urina) o paciente sentirá.

Outro sintoma comum é a incontinência urinária.

A condição requer tratamento assim que o paciente sentir os primeiros sintomas ou apresentar alguma dificuldade para urinar.

Sintomas da infecção urinária

Os sintomas dependem de diversos fatores: da gravidade do caso, do local onde se instala a bactéria, entre outros. A infecção pode se concentrar na uretra, por exemplo, que caracteriza ardor no canal urinário e vontade de urinar com frequência.

Quando a bactéria chega aos rins, a tendência é que sejam sentidas dores nas costas, próximo à região do rim infectado, febre alta, náuseas e, eventualmente, vômitos.

Outros sintomas comuns são:

  • A vontade de urinar é mais frequente;
  • Há sangue na urina, deixando-a avermelhada;
  • A urina tem o aspecto leitoso e seu odor é acentuado;
  • Urina de coloração escura;
  • Ao urinar, sente-se uma forte ardência;
  • Dor na região da pélvis;
  • Dor no final do sistema digestório, como o reto e o ânus.

Tratamento para infecção urinária

O tratamento da condição deve ser sempre orientado por um especialista em urologia, e pode variar muito de um caso para o outro, dependendo do tipo e da gravidade da infecção.

Na maioria das vezes, são prescritos analgésicos que aliviem a ardência ao urinar e a dor na bexiga, além de antibióticos para combater as bactérias causadoras da infecção.

De forma geral, boa parte das infecções urinárias são facilmente tratáveis, e, seguindo corretamente o tratamento, completamente curadas em uma semana aproximadamente.

Se for constatada a presença de infecção urinária alta, na região dos rins, ou infecção da próstata, o urologista pode prescrever antibióticos por um período maior, por volta de duas semanas ou mais.

Em casos mais raros, quando a infecção se torna grave, é preciso que o tratamento seja realizado em regime de internação hospitalar, com administração de medicamentos intravenosos. Tais quadros costumam vir acompanhados por dor intensa, febre alta, náuseas e vômitos.

Não deixe de procurar especialista em urologia

Apenas um médico com especialidade em urologia é capaz de diagnosticar o tipo de infecção urinária e prescrever o melhor tratamento ao seu paciente.

Nesse sentido, o time de profissionais do Hospital Santa Cruz está preparado com especialistas e aparelhagem de segurança e qualidade para acompanhar cada caso individualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu