Coronavírus (COVID-19): Cuide bem da sua saúde, saiba como se prevenir

Categoria: Sem categoria

Cuide bem da sua saúde, saiba como se prevenir

O novo Coronavírus (COVID-19) foi identificado inicialmente na China, em dezembro de 2019, e se espalhou para alguns países da Ásia, Europa e América do Norte. No Brasil, o primeiro caso de infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19) foi confirmado no último dia 26 de fevereiro de 2020 e o Ministério da Saúde estima que outros casos serão confirmados. 

A taxa de mortalidade provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19) é baixa, atingindo 2,3% dos casos, e a transmissão ocorre de maneira menos intensa que a do vírus da gripe. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), idosos com doenças crônicas são os que apresentam mais chances de adoecer com a infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19). O período médio de incubação é de 5 dias, com intervalos que podem chegar a 14 dias, tempo em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde o contágio. 

Os sintomas da infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19) são semelhantes aos da gripe comum:

  • Febre
  • Tosse
  • Congestão nasal
  • Mal estar e dores no corpo
  • Dificuldade para respirar
  • Dor de garganta         

Os meios de transmissão do novo Coronavírus (COVID-19) também são semelhantes aos da gripe comum e acontecem por meio do contato com as gotículas respiratórias (tosse, espirro e saliva) e secreções oculares.

A orientação é seguir a Etiqueta da Tosse. Veja as atitudes que ajudam na prevenção:

Sempre que necessário, higienize as mãos com água e sabão, ou álcool em gel 70%

Não toque nos olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos

Evite contato próximo com pessoas doentes (até 1 metro)

Ao tossir ou espirrar, proteja as vias aéreas com o antebraço ou lenço descartável

Evite ambientes aglomerados. Fique em casa enquanto estiver doente

Utilize máscaras apenas se estiver com sintomas respiratórios, para evitar a contaminação de outras pessoas

Mantenha objetos e superfícies de uso comum higienizados

Se precisar viajar para locais com grande circulação do vírus, evite contato com pessoas doentes, animais, e transitar em mercados de animais

PROCURE UM HOSPITAL SE:

Apresentar esses sintomas – febre, tosse, congestão nasal, mal estar, dores no corpo, dificuldade para respirar ou dor de garganta:

  • E viajou nos últimos 14 dias para áreas de transmissão do novo Coronavírus (COVID-19);
  • OU teve contato com alguém que viajou para essas áreas de transmissão do novo Coronavírus (COVID-19) E que tenha apresentado sintomas da doença;
  • OU fez contato com alguém que já esteja confirmado com infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19).


Como identificar:

Se apresentar indícios referentes aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde ou para laboratório particular, é realizada a coleta de swab de naso-orofaringe, e o material é encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz, que realiza a identificação do novo Coronavírus (COVID-19).

No caso de suspeita ou confirmação da infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19), o médico é quem decide qual embasamento clínico será adotado e se há ou não a indicação de internação hospitalar. Optando pelo tratamento domiciliar, as orientações para isolamento devem durar até a resolução dos sintomas. Sempre monitorado pela equipe hospitalar, o paciente deverá:

  • Permanecer em ambiente privado, mantendo distância dos familiares;
  • Usar máscara cirúrgica descartável durante o contato com outras pessoas;
  • Ao tossir ou espirrar, proteger as vias aéreas com o antebraço ou lenço descartável;
  • Sempre que necessário, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%;
  • Manter ambientes bem ventilados.

Não existe tratamento específico para as infecções causadas pelo novo Coronavírus (COVID-19). Neste caso, é indicado repouso e ingestão abundante de água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada necessidade e indicada pelo médico.

Acompanhe

A atualização da situação epidemiológica do Coronavírus é feita pelo Ministério da Saúde no link: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

14 Comentários. Deixe novo

  • Estou há duas semanas meio gripada. Tive dor garganta forte dor cabeça duas vezes última semana e cousa que tenho so apos muitas instalações.. coriza. Tenho dores da artrose e diverticulose. Ninca sei se a dior fraqueza e destas doenças ou da gripe resfriado Já fui atendida várias vezes aí é sou asmática. Estou bem, mas Preciso de atestado e não quero ir ao hospital. Notre Dame

    Responder
    • Olá, boa tarde! Pedimos que sempre consulte um médico especialista. O Hospital Santa Cruz conta com um corpo clínico formado por mais de 200 médicos de 40 especialidades. O Hospital Santa Cruz disponibiliza a Central de Agendamento de Consultas e Exames no tel.: 11 5080-2002 – de 2ª a sábado, das 7h às 20h.

      Pessoalmente, os exames podem ser agendados no Centro de Diagnósticos ou no ambulatório, de 2ª a 6ª feira, das 10h às 17h, e as consultas são agendadas na recepção do ambulatório, de 2ª a 6ª feira, das 10h às 17h.

      Responder
    • Utilizar mascaras apenas se estiver com sintomas respiratórios ? acho que esta informação é completamente errada, devemos usar mascaras ao sair as ruas, como saber se uma pessoa esta infectada e ainda não sabe ? mas ela já é um transmissor do vírus. Ao tossir experimente colocar o braço em frente a sua boca , saberá que o braço não consegue impedir que as gotículas de saliva não se dissipem ao ar, nesse caso é usar mascaras. Viagens em aviões onde as pessoas estão praticamente coladas umas as outras nas poltronas , os aeroportos teriam que disponibilizar testes a cada passageiro antes de entrar nos aviões, mesmo assim, teriam que usar mascaras e evitar conversar com seu companheiro ao seu lado.

      Responder
      • Olá, bom dia. Essas são as recomendações e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Centers for Disease Control and Prevention (CDC-EUA).

        Responder
  • A respeito de cirurgias plastica ainda sera realizada no hospital mesmo com o crescimento de pessoas infectada? Estou com cirurgia marcada para abril e agora estou preocupada. Será melhor adiar?

    Responder
    • Olá, boa tarde! Para confirmar sua cirurgia, recomendamos que ligue para o setor de agendamento cirúrgico, no telefone (11) 5080-2010, ou diretamente com seu médico. Estamos à disposição. Obrigado!

      Responder
  • Lucas Ogasawara
    18 de março de 2020 16:58

    Qual a situação atual do hospital com relação ao coronavirus? Há pacientes suspeitos? Há corpo especializado? Quais os procedimentos definidos por vocês? Há possiblidade de fazer o teste? Por favor sejam mais específicos com relação ao hospital de vocês e não uma de informações genéricas sobre a pandemia.

    Responder
    • Nossa equipe médica atua seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Centers for Disease Control and Prevention (CDC-EUA). O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Santa Cruz controla, mensura, avalia e direciona as medidas que devem ser tomadas caso a caso: pacientes que chegam com suspeita de Coronavírus são atendidos, imediatamente, por uma equipe preparada e seus exames seguem para análise. No momento, os exames são feitos apenas em pacientes com suspeita de ter o novo Coronavírus (COVID-19). Após avaliação, a equipe médica do HSC define qual será o protocolo de tratamento, se domiciliar ou hospitalar. Em ambos os casos, os pacientes são acompanhados e monitorados diariamente, até sua melhora e alta.

      Responder
  • Meu esposo fez o teste no hospital de vocês no domingo. Até agora sem resultado. Quando ligamos vocês nos mandam falar com a vigilância e eles já disseram que a divulgação do resultado é de responsabilidade do hospital. Não sabemos como agir e vocês não ajudam. Precisamos saber se ele está positivo para o vírus. Temos pessoas mais velhas em casa.

    Responder
    • Obrigada pelo contato,Thamirys! Vamos repassar sua mensagem à área responsável, que entrará em contato. Conte sempre conosco! Abraços 🙂

      Responder
  • O Hospital já tem casos de Corona vírus? Tem pacientes internados? Tenho que levar minha tia para um procedimento dia 24/03, qual a real probabilidade de contaminação? Devemos esperar 3 meses ou melhor fazer na data marcada?

    Responder
    • Olá Luisa, bom dia! Para confirmar suas consultas ou exames, ou se o procedimento deve ser mantido, recomendamos que ligue para seu médico ou para (11) 5080-2002. Estamos à disposição. Obrigado!

      Responder
  • Pacientes internados por COVID-19 estão recebendo visitas. Está prática é permitida? Estas pessoas não estão correndo risco de contrair o vírus?

    Responder
    • Olá, Patricia. Bom dia! Recomendamos que entre em contato com a nossa Recepção, pelo telefone (11) 5080-2000, e se informe sobre como as visitas estão acontecendo neste momento. Estamos à disposição. Obrigado!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu