Conheça mais sobre as principais doenças cardiovasculares

Categoria: Sem categoria

Saiba quais são as principais doenças cardiovasculares e qual a melhor forma de se prevenir contra elas. Veja também onde encontrar a melhor equipe de cardiologia para tratamentos.

As patologias que acometem o coração e os vasos sanguíneos são chamadas de doenças cardiovasculares.

As mais conhecidas são o acidente vascular cerebral (AVC), também chamado de “derrame”, e o infarto, sendo que ambas são duas das principais causas de morte no mundo. As causas das doenças cardiovasculares, em muito, se assemelham, já que na maior parte das vezes estão relacionadas à obstrução das artérias e consequente falta de nutrição, oxigenação e mau funcionamento dos órgãos.

Principais doenças cardiovasculares

Angina do peito 

A angina é mais considerada como um sintoma do que como uma doença propriamente dita.  Trata-se de uma dor no peito que surge quando a oxigenação do músculo cardíaco está muito baixa (consequência da obstrução do fluxo de sangue).

Nesse caso, a angina do peito surge em decorrência de duas doenças do coração: aterosclerose e infarto.

Aterosclerose  

Trata-se de uma doença cardiovascular que ocorre pelo entupimento das artérias em decorrência de placas de gordura que se prendem nas paredes dos vasos sanguíneos. Os principais causadores dessa doença são o colesterol alto, a diabetes, o tabagismo e o sedentarismo.

Infarto do miocárdio

O infarto, que também é chamado de “ataque cardíaco”, acontece porque uma parte do músculo sofre isquemia (falta de fluxo sanguíneo) e morre.

Essa ausência de fluxo de sangue acontece devido ao entupimento das artérias que levam nutrientes e oxigênio até o músculo cardíaco (que também leva à aterosclerose).

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O AVC, que também é popularmente chamado de “derrame”, pode ser causado pela interrupção do fluxo sanguíneo e consequente entupimento de uma artéria, sendo chamado de isquêmico.

Assim como acontece com o infarto, o processo do AVC é muito similar, ou seja, a falta de sangue em determinadas áreas leva à ausência de oxigenação, ocasionando a morte de partes afetadas.

Como se prevenir contra doenças cardiovasculares

A melhor forma de se prevenir contra doenças cardiovasculares continua sendo a adoção de bons hábitos alimentares.

Os alimentos ricos em gordura ajudam na formação de placas que se prendem nos vasos sanguíneos, sendo que as gorduras presentes em comidas industrializadas e fast-food são as principais causadoras do entupimento dos vasos e de consequentes doenças coronarianas.

O excesso de sal também é um grande vilão que leva a elevação da pressão arterial, o que demanda ainda mais esforço por parte do coração para realizar sua função de batimento e circulação do sangue em todo o corpo.

Por tal motivo, é fundamental diminuir o consumo de sal e controlar a alimentação, investindo em uma reeducação alimentar de qualidade.

Nesse sentido, uma dieta balanceada, repleta de legumes, frutas, grãos, verduras, carnes magras e cereais, priorizando o consumo de alimentos naturais e pouco processados, é o melhor remédio para se prevenir contra doenças cardiovasculares.

Conheça o Hospital Santa Cruz e sua equipe de médicos especializados

O ​Hospital Santa Cruz conta com mais de 2.000 médicos credenciados, dos quais 200 compõem o quadro de médicos que atendem a mais de quarenta especialidades médicas, inclusive cardiologia.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre o hospital e acompanhe o blog para ter acesso às notícias e conteúdos sobre saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu