Conheça cuidados e exercícios básicos para relaxamento e descanso da visão

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A rotina exige muito do corpo humano, inclusive dos olhos. Felizmente, a oftalmologia desenvolveu alguns cuidados e exercícios para lidar com “olhos cansados”, que ficam vermelhos e chegam a lacrimejar.

O cansaço da visão, além de incomodar os olhos, também pode trazer dores de cabeça e a sensação de tensão na região da nuca e do pescoço.

Como descansar e relaxar a visão

Existem alguns exercícios fáceis, que podem ser realizados ao longo do dia para amenizar o cansaço.

De toda forma, é importante ressaltar que a prática dessas dicas não é suficiente para lidar com problemas visuais, apenas ajuda a aliviar o incômodo de quem passa o dia inteiro na frente da tela do computador.

Olhe para longe, para o horizonte 
O uso de celulares e computadores, dispositivos de curta distância, é hoje uma rotina. Olhar para longa distância, acima dos 6 metros, por alguns minutos programados durante o dia, pode relaxar o processo de foco dos nossos olhos e permitir horas mais confortáveis durante o trabalho.

Massagem na testa
Além da região abaixo da sobrancelha, na testa também há muita tensão causada por cansaço na visão.

Fazer massagem em movimentos circulares na testa, encostando as pontas dos dedos no centro e puxando as mãos para os lados, ajuda a lidar com incômodos e dores de cabeça.

Para lidar com olhos vermelhos
Aplicar água fria (mineral ou filtrada) nos olhos ao longo do dia pode ajudar a relaxar e, também, tonificar a musculatura ocular. É possível fazer a aplicação, seja com as mãos ou com algodão.

Idealmente, com o número de piscadas reduzidas enquanto estamos concentrados, ter em mãos um colírio lubrificante (lágrima artificial) é muito conveniente e pode ser usada algumas vezes ao dia se houver sintomas de desconforto.

Exercitando a focalização
Sentado em uma cadeira, observe um determinado objeto que esteja a alguns metros de distância. Em seguida, estique o braço e observe sua mão por 15 segundos. Depois, volte a olhar para o objeto inicial por mais 15 segundos.

Reveze entre objeto e mão cinco vezes. Isso faz com que os olhos se acostumem a focar tanto de perto quanto de longe.

É importante reforçar que todas essas técnicas não tratam doenças oculares mas podem trazer mais conforto para a visão e lidar com o cansaço da visão.

Consulte médico especializado em oftalmologia para saber o melhor tratamento para problemas de visão

Apenas um especialista em oftalmologia saberá dizer o que é melhor para cada caso, se é preciso usar óculos ou adequar alguns hábitos da rotina.

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