Cirurgia de coluna: o que devemos saber?

Saiba todos os detalhes sobre cirurgia da coluna, quando é recomendada, quais os principais tipos, e os cuidados para se ter após passar por um procedimento invasivo de ortopedia.

Hoje, existem diversos tratamentos disponíveis para problemas na coluna. A cirurgia costuma ser indicada nos casos de doenças degenerativas da coluna, como hérnia de disco, canal estreito, protrusão de disco, bico de papagaio, cifose, escoliose degenerativa, espondilolistese, entre outros.

Quando realizar a cirurgia de coluna

Para cada problema, existe um tipo de procedimento cirúrgico específico, seja ele de risco ou minimamente invasivo.

Apenas a avaliação de um profissional de ortopedia poderá constatar qual a melhor alternativa para cada caso em específico, e muitas vezes é preciso associar diversas modalidades terapêuticas, como as clínicas e fisioterápicas, para que o paciente alcance benefício integral.

Tipos de cirurgia de coluna e os principais cuidados

Existem três principais tipos de cirurgia de coluna, e é fundamental ter alguns cuidados para evitar complicações, como não dirigir, não levantar pesos, nem realizar movimentos bruscos. Confira:

Coluna cervical

Esse tipo de cirurgia demanda cuidados por, pelo menos, 6 semanas após o procedimento, visando evitar complicações.

Os cuidados são:

• Prestar atenção ao subir escadas, realizando todos os movimentos com tranquilidade, sempre segurando no corrimão;
  • Não realizar movimentos bruscos ou muito repetitivos com o pescoço;
  • Não dirigir nos primeiros 15 dias;
  • Evitar ao máximo levantar peso nos primeiros dois meses após o procedimento.

Em casos mais delicados, o médico ortopedista pode indicar o uso de colar cervical durante 30 dias, o dia todo (inclusive para dormir).

Coluna lombar

Esse procedimento costuma ser realizado para tratar problemas como hérnia de disco e escoliose.

A cirurgia da coluna lombar é realizada em uma área diferente e, por isso, também demanda cuidados específicos, que incluem:

• Sempre colocar uma almofada ao sentar-se, para que a lombar permaneça o tempo todo apoiada (inclusive no carro);
  • Realizar caminhadas curtas, durante 30 minutos, 2 vezes por dia, evitando pisos irregulares, rampas ou escadas. O exercício deve começar só depois de 4 dias após o procedimento;
  • Evitar relações sexuais no primeiro um mês após a cirurgia;
  • Tentar não permanecer mais de 1 hora na mesma posição, seja em pé, sentado ou deitado;
  • Não dirigir no primeiro mês.

É importante ressaltar que a cirurgia de coluna não impede o surgimento de outros problemas nas costas, por isso é preciso manter todos os cuidados mencionados, além de evitar ter que agachar ou pegar objetos pesados.

Coluna torácica

No caso da cirurgia de coluna torácica, o paciente pode voltar a trabalhar entre 45 e 90 dias após o procedimento, além de precisar do acompanhamento de um ortopedista e da realização de exames de imagem para analisar a recuperação da coluna.

No geral, os cuidados após cirurgia torácica são:

• Não permanecer mais de 1 hora sentado;
  • Realizar pequenas caminhadas, dando início 4 dias após o procedimento, por cerca de 15 minutos, evitando pisos escorregadios, irregulares, rampas e escadas.
  • Não levantar objetos pesados durante os primeiros 2 meses;
  • Evitar relações sexuais durante os primeiros 15 dias;
  • Não dirigir no primeiro mês.

Consulte um profissional de ortopedia para saber mais sobre cirurgia de coluna

O Hospital Santa Cruz conta com equipe de ​ortopedia composta por profissionais especializados, aptos a tirar todas as suas dúvidas sobre cirurgia de coluna, além de indicar o melhor tratamento, levando em consideração as individualidades de cada caso.

Navegue pelo site para saber mais sobre o HSC e acompanhe o blog atualizado com matérias sobre saúde e bem-estar.