Biópsia da próstata: o que é importante saber?

A biópsia da próstata é um procedimento solicitado em consultórios de urologia para avaliar as condições da próstata e da região.

Muitos homens têm certo receio de realizar os exames de próstata, até mesmo os mais simples, e chegam a sentir medo quando a biópsia é indicada.

No geral, o pedido de biópsia não é um indicativo de que o paciente tenha câncer ou uma doença grave. O exame visa avaliar a condição do local e ajuda a traçar um diagnóstico médico, que pode ser positivo ou negativo, mas apenas o procedimento pode indicar isso com mais certeza.

Quando é preciso realizar a biópsia de próstata?

A partir dos 50 anos de idade pela sociedade Brasileira de Urologia, e em grupo composto por Pacinete história genética previa e negros, os homens precisam começar os exames preventivos do câncer de próstata. No geral, o urologista realiza o exame clínico de toque retal, além de testar o sangue para a dosagem de PSA. Nesse sentido, a biópsia é requerida quando:

Há aumento considerável do PSA no sangue ou um valor baixo, porém q aumentou muito em relação ao exame anterior ou na presença de nódulo durante o exame clínico de toque;

• Em casos específicos outros exames, como ressonância magnética e ultrassonografia, auxiliam no diagnóstico de determinadas doenças e podem ser solicitados se houver necessidade de um planejamento mais específico antes da biópsia.

A preparação para o exame

O procedimento médico tem como objetivo retirar amostras de tecido do órgão para avaliação no microscópio. Se trata de um exame seguro para diagnóstico de doenças, entre elas, o câncer.

Existe um protocolo a ser seguido antes da realização da biópsia. No geral, as principais medidas são:

• Ingestão de antibiótico (normalmente uma dose) antes do procedimento;
  • Exame de urina para detectar possíveis bactérias presentes na bexiga. Em caso positivo, será preciso aplicar tratamento antes de realizar o exame;
  • Suspender o uso de medicamentos que possam aumentar o sangramento, como clopidogrel e aspirina. Alguns fitoterápicos, como ginko biloba também devem ser pausados. De toda forma, é preciso realizar uma avaliação criteriosa junto ao médico para saber se o paciente faz uso de alguma substância que não deve ser ingerida antes da biópsia;
  • Jejum de 8 horas.

Como é realizada a biópsia da próstata

A biópsia da próstata é realizada pela via transretal, ou seja, pelo reto (ânus). Se trata de um procedimento simples, muitas vezes realizado em clínica de urologia ou no próprio consultório do médico.

O paciente permanece acordado durante todo o procedimento, mas recebe aplicação de anestesia local. Ele deverá permanecer deitado de lado com os joelhos e quadril fletidos.

Com auxílio de um ultrassom, o médico localizará a próstata e os possíveis nódulos que precisam de biópsia. Assim, ele poderá inserir a agulha no local exato para retirar uma amostra de material.

Além dos nódulos, o médico responsável provavelmente retirará algumas amostras difusas, ou seja, de outros locais do tecido prostático, para auxiliar no diagnóstico e ter a certeza de que não há amostra positiva. O número de amostras dependerá do volume da próstata.

O exame completo não costuma durar mais que 10 minutos, e o paciente, na maioria das vezes, não sente dor alguma.

Após o término do procedimento, o paciente pode ir para casa. O resultado pode demorar de uma semana a dez dias para ficar pronto.

Sintomas que podem acontecer, urina com sangue e fezes com sangue, mas geralmente são autolimitando.

Saiba mais sobre biópsia de próstata com a equipe de urologia do Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz conta com profissionais e equipamento de urologia para realização segura de exames, como a biópsia da próstata, prezando pelo conforto e segurança do paciente.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre o Hospital Santa Cruz e acompanhe o Blog para ter acesso a todos os conteúdos sobre saúde e bem-estar.