Atletas precisam de acompanhamento cardiológico?

Categoria: Sem categoria

Os exames realizados por profissionais de cardiologia podem determinar a condição de um atleta e até mesmo salvar sua vida. Saiba mais sobre o acompanhamento cardiológico para quem pratica exercícios físicos, seja profissionalmente, seja por diversão.

A carga de exercícios de atletas pode variar muito, porém, as pessoas que levam esportes a sério tendem a se submeter a um esforço físico muito maior.

Em vista disso, a avaliação cardiológica deve ser mais apurada, com exames que avaliem riscos ou a presença de doenças silenciosas. O atleta pode, por exemplo, sofrer de arritmia cardíaca não diagnosticada, o que o coloca sob a possibilidade de sofrer morte súbita.

Quais exames cardiológicos são mais indicados aos atletas?

A avaliação do médico é que determinará quais exames deverão ser realizados, mas, no geral, o eletrocardiograma de 12 derivações é pedido para analisar os riscos de morte súbita.

As Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia determinam esse exame como um dos obrigatórios ao se dar início ao acompanhamento cardiológico de um atleta.

Outros métodos de diagnóstico de maior eficácia são igualmente importantes, como o exame de Screening. Esse teste, também chamado de rastreamento, é um dos mais pedidos para atletas de alta performance, profissionais, que podem desenvolver doenças difíceis de serem reconhecidas, principalmente as assintomáticas.

É recomendável incluir anamnese, exame físico e histórico familiar, além do eletrocardiograma. Assim, é possível ter uma análise mais minuciosa.

Exame cardiológico preventivo

Antes de iniciar alguma prática esportiva ou de começar a frequentar a academia, é importante realizar o exame cardiológico. Ele tem como principal objetivo identificar possíveis anormalidades que não podem ser detectadas apenas pelo exame clínico.

Por meio da avaliação preventiva, o médico terá respaldo para autorizar (ou não) a prática de determinados exercícios físicos e prevenir eventos cardíacos perigosos durante os treinos.

Benefícios de ter acompanhamento cardiológico

O acompanhamento com médico cardiologista, além de prevenir contra doenças do coração e combater possíveis condições existentes, ajuda os atletas (profissionais e amadores) a melhorarem a performance, já que o treino será montado de acordo com a evolução do condicionamento físico.

As condições do corpo são avaliadas pelo cardiologista com o intuito de evitar complicações e melhorar o desempenho.

Atletas de todas as modalidades, independentemente da idade, devem passar por consulta com um especialista em cardiologia, uma vez que as pessoas podem apresentar doenças em diversas fases da vida, assim como morte súbita. Por isso, todo cuidado é pouco.

Cardiologia é fundamental na manutenção da saúde dos atletas

Quem já encontrou o esporte que mais lhe agrada, ou quem gosta de frequentar academias e deseja se dedicar de verdade, precisa realizar todos os exames de cardiologia pedidos pelo médico para ter certeza de que a prática só fará bem.

O Hospital Santa Cruz conta com equipe de médicos cardiologistas aptos a fazer o acompanhamento de atletas esportivos e frequentadores de academias por meio de exames e rotina de exercícios específicos para cada caso, individualmente.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre o Hospital Santa Cruz e aproveite para acompanhar o blog com matérias sobre saúde e bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu