1° Seminário de Cooperação Científica Brasil – Japão

ARBOVIROSES, TERAPIA POR PRÓTONS E NEUROCIRURGIA NO BRASIL

As relações acadêmicas e de integração entre Brasil e Japão serão explanadas visando a área de saúde, com foco nas arboviroses nos dois países, a terapia por prótons no Japão e os avanços da neurocirurgia brasileira. Esta iniciativa tem como objetivo principal estreitar os acordos científicos entre as duas nações para contribuir com o progresso do conhecimento e melhoria da qualidade de vida da população.

09 DE JUNHO DE 2017
DAS 13H ÀS 20H

VAGAS LIMITADAS
INSCRIÇÕES GRATUITAS

RESERVAS: Rodrigo  |  (11) 5080-2057  |  [email protected]

LOCAL: Sala da Congregação da FMUSP  |  Av. Dr. Arnaldo, 455 – Cerqueira César – São Paulo – SP

REALIZAÇÃO: JAPÃO Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Universidade de Tsukuba (UT), Hospital Santa Cruz (HSC) e Japan Society for Promotion of Science (JSPS)

13h00 – Recepção
13h30 às 14h – Discursos de abertura
José Otávio Costa Auler Jr, PhD, Diretor – FMUSP
Vahan Agopyan, PhD, Vice-reitor – USP
Takahiro Nakamae, Cônsul Geral do Japão em SP
Kyosuke Nagata, PhD, Presidente – UT
Renato Ishikawa, Presidente – HSC
14h – Relações internacionais entre o Brasil e o Japão – Masato Ninomiya – HSC
14h30 – Controle de doenças virais – Kyosuke Nagata – UT
15h – Intervalo
15h30 – Zika vírus e febre amarela – Aluisio Augusto Cotrim Segurado – FMUSP
16h – Terapia com partículas carregadas (protonterapia & terapia de captura de nêutrons por boro) no tratamento das afecções neurológicas e não neurológicas. Avanços e expectativas futuras – Akira Matsumura – UT
16h30 – Evolução dos acontecimentos na disciplina de neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – Manoel Jacobsen Teixeira – FMUSP
17h – Apresentação do projeto do Centro de Pesquisa do HSC
17h15 – Discussão – planos futuros de intercâmbio entre as três entidades: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Universidade de Tsukuba e Hospital Santa Cruz
18h15 – Encerramento
18h30 às 20h – Coquetel

PALESTRANTES

Kyosuke Nagata
PhD, Presidente da Universidade de Tsukuba
Bacharel e Mestre em Ciências Farmacêuticas e Ph.D pela Universidade de Tóquio. Com trabalhos realizados sobre virologia, biologia molecular, replicação de genomas e oncogênese, tem passagens como pesquisador pelo Departamento de Biologia e Câncer da Faculdade de Medicina Albert Einstein – NY e pelo Instituto do Câncer Memorial Sloan-Kattweing – NY. Atuou ainda como Professor em renomadas instituições mundo afora e presidiu importantes comitês e conselhos no Japão.

Akira Matsumura
PhD, Diretor do Hospital da Universidade de Tsukuba
Membro do Conselho de Neurocirurgia do Japão, com doutorado em Medicina na Universidade Göttingen e PhD pela própria Tsukuba. Viajou o mundo com passagens por renomados Hospitais em Londres e Alemanha, além de ter recebido, entre tantos outros, o Prêmio  Pesquisador da Fundação Japonesa para Terapia Multidisciplinar do Câncer. Faz parte ainda da Comissão de Avaliação Universitária do MEXT – Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão.

Manoel Jacobsen Teixeira
PhD, Prof. Titular do Departamento de Neurologia da FMUSP
Graduado, mestre, doutor e livre-docente pela USP, com passagens profissionais pelas Universidades de Edinburgo,  Birmingham, Zurique e Freiburg, na Alemanha. Atuou ainda como diretor técnico e coordenador em diversas áreas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Aluisio Augusto Cotrim Segurado
PhD, Prof. Titular em doenças infecciosas e parasitárias e Presidente da Comissão de Relações Internacionais da FMUSP
Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais da USP e Pós Doutorado passou pelo Hôpital Européen Georges Pompidou, na França, e a Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos. Possui diversas publicações com foco na vulnerabilidade e cuidados para as vidas com HIV, além de livre vínculo com diversas vertentes do CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Masato Ninomiya
PhD, Prof. Doutor da Faculdade de Direito da USP,  Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Santa Cruz e Conselheiro do JSPS
Professor visitante das Universidades de Hiroshima e Meiji, Sócio Fundador da Advocacia Masato Ninomiya, Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de São Paulo e Mestre e Doutor pela Universidade de Tóquio. Atua ainda como Tradutor Público Juramentado dos idiomas Português e Japonês, traduzindo livros para a família imperial do Japão.