Hospital Santa Cruz - Logotipo

Acessar


Medicina do Sono

 

Sono excessivo durante o dia e fadiga são sintomas que podem ser derivados de noites mal dormidas. Para tratar esse e outros problemas relacionados ao sono, o Centro de Medicina do Sono do Hospital Santa Cruz realiza exames de Polissonografia do tipo Basal, Split Night e com Titulação de CPAP.

O laboratório do sono está equipado com modernos equipamentos de polissonografia além dos dispositivos de Auto CPAP e BIPAP, necessários à investigação dos diversos distúrbios do sono. A  polissonografia engloba vários parâmetros de análise, como: movimentação do corpo, cardíaca, nível de oxigênio na respiração e até uma câmera com sensor infravermelho para analisar alguma alteração durante o sono.

As instalações do Centro de Medicina do Sono são diferenciadas, pois o laboratório está localizado em um edifício próprio e isolado do corpo principal das enfermarias, o que garante um isolamento acústico privilegiado.

Os quartos são suítes individuais, equipados com ar condicionado, telefone, monitorização por câmeras de vídeo infravermelho, serviço de hotelaria e as camas são de padrão domiciliar.

As consultas na especialidade podem ser realizadas através de atendimento ambulatorial.
Toda a equipe médica possui Certificado de Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina do Sono.

Os casos mais freqüentes hoje são:

- Síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono: são responsáveis por roncos e eventos de apnéia ou hipopnéia, com queda da saturação de oxigênio e despertares frequentes durante a noite.
- Insônia: é a dificuldade em iniciar ou manter o sono. Como conseqüência, no dia seguinte apresenta fadiga, irritabilidade e agressividade.
- Parasonia: é uma pertubação qualitativa o sono, pesadelos.
- Síndrome das pernas inquietas: a pessoa tem a sensação de queimação ou dores nas pernas. Quando as movimenta há um alívio, por isso passa a ficar muito tempo mexendo-as o que prejudica o sono.

A importância do sono

O sono é um período de descanso fundamental para o corpo e a mente. Em média um adulto necessita de oito horas de sono por noite. A ausência desse processo pode levar a fadiga, irritabilidade, sonolência diurna, aumento da pressão arterial e problemas de memória.

Já uma noite bem dormida traz muitos benefícios. Dentre eles, a sensação de bem-estar, disposição e completo restabelecimento físico e mental ao despertar.

Fonte:Centro de Medicina do Sono

Agende a sua consulta!
Central de Agendamento 11 5080-2002 (de segunda a sábado, das 7h às 20h)

Med Sleep - Medicina do Sono

Rua Santa Cruz, 398 (Localizado no prédio do Check Up) 

IMPORTANTE

A consulta agendada com o especialista da Medicina do Sono, é realizada no Ambulatório, localizado na Rua Santa Cruz, 398 (atrás do Pronto Atendimento Geral).

Já o  exame de Polissonografia é realizado dentro do prédio do Check Up, localizado na Rua Santa Cruz, 398