Hospital Santa Cruz - Logotipo

Acessar


Bloqueio Neuromuscular

 

A toxina botulínica, mais conhecida pela marca “Botox®”, há mais de 20 anos é indicada para tratamentos terapêuticos no meio clínico. Entretanto, a prática que antecede a finalidade estética do produto ainda é pouco difundida e aplicada.

Aqui no Hospital Santa Cruz, o paciente pode contar com o Centro de Bloqueio Neuromuscular - serviço especializado nas mais diversas modalidades terapêuticas da toxina botulínica, dentre elas:

Estrabismo: onde um ou ambos os olhos ficam tortos, promovendo visão dupla;

Espasticidade (rigidez muscular excessiva) como sequela de AVC (Acidente Vascular Cerebral), Paralisia Cerebral, Esclerose Múltipla, Traumatismos Cranianos e Raquimedulares;

Distonias: são um conjunto de doenças que promovem contrações musculares intensas, com posturas anormais e muito dolorosas. Podem acontecer em todas as idades e em qualquer região corporal, como os músculos da face (Blefaroespasmo), boca e língua (Distonia Oromandibular), membros e todo o corpo. Também podem ser desencadeadas por atividades muito repetitivas, como a escrita (“Cãimbra do Escrivão”), datilografia e uso de instrumentos musicais (Distonia do pianista, violinista, etc).

Blefaroespasmo: doença que promove piscamentos constantes e simultâneos dos olhos, interferindo em todas as atividades diárias que envolvem a visão;

Espasmo Hemifacial: conhecido popularmente como “tique nervoso”, é uma doença que promove contrações rítmicas, involuntárias, nos músculos responsáveis pela mímica facial de um dos lados do rosto. Tem, atualmente, na toxina botulínica, a sua principal opção de tratamento conhecida.

Hiperidrose: suor excessivo que pode ocorrer nas axilas, mãos, pés ou outras regiões do corpo;

Bexiga hiperativa: uma importante causa de incontinência urinária.

SAIBA MAIS

Como é o procedimento? É uma cirurgia?

De acordo com a indicação terapêutica, a toxina botulínica pode ser aplicada em áreas com rigidez muscular e, dentro de três a sete dias, o paciente já apresenta resultados da substância no organismo.
O relaxamento muscular esperado dura, em média, cerca de três a quatro meses podendo, então, ser necessária uma nova aplicação. No caso específico da Hiperidrose, a redução da produção de suor pode se prolongar por mais de seis meses.
Para a recuperação, também é importante que o acompanhamento seja feito por uma equipe multiprofissional abrangendo, principalmente, as áreas de psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia.


Benefícios do tratamento

- Melhora das atividades funcionais: marcha, movimentação voluntária, transferências e retorno ao trabalho;
- Redução do número de procedimentos de reabilitação;
- Diminuição da dor;
- Maior facilidade no uso de órteses;
- Prevenção de contraturas;
- Melhora da higiene;
- Diminuição da freqüência e gravidade dos espasmos;
- Retardo na indicação de procedimentos cirúrgicos, ou mesmo, a sua suspensão;
- Redução do risco de infecções.


A partir de que idade o Botox pode ser aplicado?

Crianças com seqüelas de Paralisia Cerebral podem fazer uso do medicamento a partir de um ano de idade, sempre levando-se em consideração seu peso para o cálculo de doses ajustadas do produto.


Conheça o blog do Dr. Cristiano Milani sobre o tema

Criado no dia 20 de abril de 2009, pelo Dr. Cristiano Milani, neurologista do Hospital Santa Cruz e vice-coordenador do Departamento Científico de Neuroreabilitação da Academia Brasileira de Neurologia, o blog “Toxina Botulínica: do veneno à medicação” tem como objetivo principal divulgar o uso terapêutico do Botox para a população.

Sem qualquer vínculo comercial, a iniciativa foi tão promissora que, em poucos meses, obteve grandes resultados. Em setembro já estava na lista dos 100 melhores blogs na categoria saúde, do Prêmio Top Blog.

Clique aqui e veja de perto todo esse trabalho.

Serviço de Bloqueio Neuromuscular

Rua Santa Cruz, 398 (no prédio do Check Up)

Tel.: 11 5080-2004

Central de Agendamento de Consultas e Exames

11 5080-2002 (de segunda a sábado, das 7h às 20h)