Saúde e Bem-estar

Artrite e reumatismo são a mesma coisa?

09/03/2016

O termo reumatismo não é o nome de uma doença.  Ele compreende, na realidade, um grupo amplo de afecções que têm em comum o acometimento do sistema musculoesquelético, do qual a artrite reumatoide faz parte. Ou seja, a artrite reumatoide é um tipo de reumatismo.

Os mais de 120 tipos de reumatismos podem afetar os ossos, articulações, cartilagem, músculos e tendões.  Alguns podem até ter um caráter sistêmico, acometendo outros órgãos do organismo, como os rins, pulmões e o coração. Indivíduos de ambos os sexos e de qualquer idade, inclusive crianças, podem apresentar quadros reumáticos.

As causas são muito variadas. Algumas doenças são autoimunes (o sistema imunológico do paciente produz anticorpos que inflamam componentes do próprio corpo), degenerativas, metabólicas e mecânicas.

Os tipos de reumatismos mais comuns são a artrite reumatoide, osteoartrite ou artrose, osteoporose, lúpus eritematoso sistêmico, fibromialgia, lombalgias (mecânicas ou inflamatórias) e os reumatismos de partes moles (tendinites e bursites). Em comum, todos podem causar queixas de dor articular, por vezes com inchaço, vermelhidão, calor local, rigidez articular e dificuldade para realizar atividades do dia a dia.

Como os sinais e sintomas podem ser muito semelhantes, apenas o médico reumatologista é capaz de fazer o diagnóstico correto e estabelecer a melhor conduta. O diagnóstico e tratamento precoce podem evitar sequelas, deformidades e limitação funcional.

Apesar de algumas dessas doenças terem predisposição genética, vale ressaltar que hábitos saudáveis, como alimentação adequada, manutenção do peso ideal, evitar o tabagismo e realizar atividade física regularmente podem ajudar na prevenção e tratamento.

O exercício físico tem como objetivo o fortalecimento e alongamento muscular, assim como o aumento da amplitude de movimento das articulações e um melhor condicionamento cardiovascular. O médico poderá recomendar qual a melhor modalidade para cada caso específico.

Um diagnóstico precoce e o cumprimento das orientações médicas levarão ao correto controle tanto da artrite reumatoide como das demais doenças reumáticas, garantindo melhor qualidade de vida para os pacientes.

Fonte: Dra Sandra Watanabe, reumatologista do Hospital Santa Cruz