A Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, mantenedora do Hospital Santa Cruz, foi fundada em 09 de outubro de 1926, como entidade beneficente. O Hospital Santa Cruz foi inaugurado em 29 de abril de 1939.
O CAS – Centro de Ação Social foi inaugurado em 21 de março de 2011, com a finalidade de realizar, em espaço próprio, o planejamento, a elaboração, a execução e o controle de projetos sociais da Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz.
A Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz desenvolve, por meio do Hospital Santa Cruz, várias ações sociais participando de: campanhas e eventos de prevenção e promoção da saúde através de exames de detecção de Diabetes, Colesterol, Pressão Alta, Osteoporose, Glaucoma, Qualidade de Vida e Campanha de Vacinação contra a Gripe para a Terceira Idade. Mantém Termos de Cooperação com entidades assistenciais como: Assistência Social Dom José Gaspar (Ikoi-no-Sono), Associação Pró-Excepcionais (Kodomo-no-Sono), Sociedade Beneficente Casa da Esperança (Kibô-no-Iê) e Congregação das Irmãs de Caridade do Japão (Caritas) para assistência médico-hospitalar gratuita para os seus respectivos assistidos.
Mantém Termo de Cooperação com a SPDM – Associação Paulista para a Desenvolvimento da Medicina (Hospital São Paulo) para a realização de cirurgias oftalmológicas gratuitas. Mantém, ainda, Termo de Doação de Exames de Ressonância Magnética para pacientes da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente e Termo de Parceria com a Secretaria Municipal da Saúde para realização gratuita de Exames Diagnósticos, de Cirurgias Ortopédicas de Joelho em Alta Complexidade e de Fisioterapia para Reabilitação de Vítimas de Acidente de Trânsito.
Dois projetos sociais estão em plena execução no CAS:
Projeto de Atendimento Odontológico para Idosos no qual o Hospital Santa Cruz presta, gratuitamente, atendimento odontológico a idosos, em situação de vulnerabilidade social, residentes na área de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila Mariana, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Os serviços odontológicos prestados aos idosos, encaminhados pelo CRAS, são: anamnese sobre saúde geral e bucal; exames intra e extra oral; encaminhamentos para realização de exames laboratoriais e radiológicos com finalidade diagnóstica; confecção de próteses totais, parciais removíveis, parciais temporárias; núcleos metálicos fundidos; coroas unitárias (para dentes anteriores e posteriores); tratamentos endodônticos; exodontias; tratamentos periodontais; dentística restauradora e outras atividades correlatas de fundo informativo e ações coletivas.
O segundo projeto desenvolvido pelo CAS é o de Reabilitação Física para Pacientes Vítimas de Acidentes de Trânsito que sofreram lesões ou cirurgias ortopédicas que afetaram ossos, músculos e/ou ligamentos de acordo com proposta terapêutica estabelecida para cada paciente. Os serviços de fisioterapia prestados gratuitamente são: atendimento fisioterapêutico em pacientes no pós-operatório nas disfunções músculo esqueléticas; atendimento fisioterapêutico nas alterações motoras; atendimento fisioterapêutico em pacientes no pós-operatório nas disfunções musculoesqueléticas com complicações sistêmicas; consulta médica (1º atendimento); fisioterapia em um segmento da coluna vertebral; alterações degenerativas ou inflamatórias mais de um segmento; fisioterapia para coluna vertebral e membros; fisioterapias para contusões; fisioterapias para entorses; fisioterapia pó-operatório/imobilização de mais de um membro; pós-operatório/imobilização de coluna; fisioterapia para sequela de traumatismos tendões; fisioterapia ortopédica de um membro; fisioterapia ortopédica de mais de um membro; fisioterapia pós-operatório/imobilização de um membro. O Projeto de Reabilitação Física para Pacientes Vítimas de Acidentes de Trânsito não contempla o fornecimento de próteses e aparelhos ortopédicos.
Veja como você ou sua empresa podem fazer doações e auxiliar o corpo de diretores voluntários a administrar o Hospital Santa Cruz, para cumprir a sua missão e seus objetivos estratégicos:
DOAÇÃO EM ESPÉCIE: Depósito no Banco Bradesco, Agência 3392-8 Conta: 11.448-0
DOAÇÃO DE BENS, MÓVEIS, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS: entrar em contato por meio do e-mail: supgeral@hospitalsantacruz.com.br
DOAÇÃO DE CUPOM FISCAL, FÁCIL E RÁPIDO:
1. Você pode doar cupons de suas compras, sem CPF ou CNPJ, trazendo seus cupons até nossa Instituição.
2. Por meio de um sistema simples, e sem sair de casa, você consegue doar seus cupons fiscais de forma rápida e segura. BASTA CLICAR NO CLUBE DO CUPOM AMIGO.
3. Caso você solicite o cupom contendo seu CPF, você pode doar os créditos por meio do site da Secretaria da fazenda do Governo do Estado de São Paulo www.nfp.fazenda.sp.gov.br
Importante: Os documentos fiscais tem validade. Os documentos emitidos no mês anterior só podem ser cadastrados no Programa da Nota Fiscal Paulista até o dia 20 do mês subsequente à data de emissão, então a doação deve ser efetuada em tempo hábil.
Com sua ajuda iremos implantar o 2º consultório e duplicar o número de atendimentos
Recursos Necessários:
· Equipamentos, Materiais e Medicamentos (custo variável)
· Dentistas e Protético (custo fixo)
O Projeto foi criado em 2012 e tem procura crescente, com uma lista de espera de mais de 90 idosos. Conheça nossos números.
Nº de Pacientes em Atendimento |
230 |
Nº de Atendimentos |
5.120 |
Nº de Procedimentos Odontológicos |
9.575 |
Nº de Próteses Fornecidas |
132 |
Nº de Procedimentos de Enfermagem |
9.337 |
Nº de Atendimentos Sociais |
232 |
CAS (Centro de Ação Social)
Rua Santa Cruz, 539 - Vila Mariana - São Paulo/SP - T. (11) 5080-2127