Urologia

Urologia

A+

A

A-

Instagram
LinkedIn
YouTube

O que é

A urologia é uma área da medicina especializada no tratamento de patologias do sistema urinário, masculino e feminino, além do sistema reprodutor e genital dos homens.

Pode atender a homens e mulheres de todas as idades.

Foco

Tem como principal objetivo diagnosticar e tratar patologias do trato urinário, além de realizar cirurgias urológicas. Também é responsável pela realização do exame preventivo de próstata.

Enfermidades

Existe uma gama de doenças urológicas que costumam acometer pessoas de todos as idades.

  • Nas crianças: Malformações congênitas e infecções diversas;
  • Nos adolescentes: DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), traumatismos e patologias genitais;
  • Nos adultos: Infecções diversas, cálculos renais, tumores e infertilidade;
  • Nos idosos: Tumores, incontinência urinária e doenças da próstata.

Infraestrutura ao paciente

O ramo da urologia se estende a diversas subespecialidades urológicas, como urologia oncológica, pediátrica, ginecológica, endourologia (que trata pacientes com cálculos renais), neurológica (para doenças neurológicas que atingem o sistema urinário) e andrologia (para tratar distúrbios sexuais e a infertilidade).

Exames e procedimentos relacionados

Para diagnosticar doenças associadas ao trato urinário e ao sistema reprodutivo masculino, o médico pode solicitar diversos exames. Os mais comuns são:

  • De sangue, para analisar questões bioquímicas referentes ao trato urinário, como ureia, creatina e ácido úrico. Além disso, é realizada a contagem de leucócitos para avaliar a existência de possível infecção;
  • De imagem, como ressonância magnética e ultrassonografias;
  • Espermograma, para contagem e verificação de qualidade dos espermatozoides dos homens;
  • Biópsia vesical, para confirmar suspeita de câncer de bexiga;
  • Uretrocistoscopia, para visualizar a uretra e a bexiga por meio de endoscópio, no intuito de encontrar possíveis inflamações, tumores ou estreitamentos;
  • Fluxometria, para avaliar o fluxo urinário.

Assuntos relacionados

Outras patologias que podem ser diagnosticadas ou encontrar tratamento na urologia são:

Cólica renal: Dor intensa e aguda que pode oscilar, e que é proveniente dos rins. É conhecida por ser uma das dores mais atrozes que acometem o ser humano, e costuma ser causada pela presença de cálculos (pedras) nos rins.

Cálculos renais: Acúmulo de sais minerais que se depositam nos rins ou em outras partes do aparelho urinário (neste caso, sendo chamado de cálculo urinário).

Câncer de próstata: É um tumor muito comum entre os homens com mais de 50 anos de idade.

Câncer de pênis: Tumor maligno que acomete mais os pacientes com fimose.

Câncer de rim: Tumor maligno mais comum entre adultos. Costuma atingir duas vezes mais homens do que as mulheres, e é mais frequente em pessoas com mais de 50 anos e menos de 70 anos de idade.

Cistites: Doenças inflamatórias ou infecciosas que se desenvolvem na bexiga. As cistites costumam ser causadas por microrganismos saídos do trato intestinal, sendo mais frequentes em mulheres.

A urologia é uma especialidade da medicina que oferece aos pacientes tratamentos para condições que não demandam cirurgia, como infecções do trato urinário, por exemplo, assim como para doenças que necessitam de intervenção cirúrgica, como tratamento cirúrgico de cânceres e correção de anomalias congênitas.

Menu