Cardiologia

Cardiologia

A+

A

A-

Instagram
LinkedIn
YouTube

O que é

A cardiologia é uma área da medicina voltada ao estudo, diagnóstico e tratamento de patologias que atingem o sistema cardiovascular, estando dividida em Cardiologia Clínica e Invasiva.

Foco

O cardiologista é um profissional que tem como principal intuito atender aos pacientes e realizar todos os exames necessários para diagnosticar, tratar e orientar sobre possíveis doenças existentes em seus sistemas cardiovasculares.

Se necessário, é feito encaminhamento do paciente para exames mais específicos ou tratamentos que demandem procedimentos invasivos, como eletrofisiologia invasiva (no tratamento de arritmias cardíacas), exames hemodinâmicos (para diagnóstico e tratamento) e até cirurgia cardíaca.

Enfermidades

Dentre as principais afecções cardíacas, é possível citar:

  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Arritmias cardíacas;
  • Doença arterial coronária.

Infraestrutura ao paciente

É papel do cardiologista atuar na prevenção de fatores de risco e, também, na proteção e tratamento do paciente contra doenças cardíacas.

Os profissionais de saúde dessa área da medicina devem estar aptos a identificar, por meio de exames clínicos, possíveis patologias, e então partir para uma investigação diagnóstica.

Exames e procedimentos relacionados

MAPA
Eletrocardiograma
Radiografia do tórax
Eletrocardiograma de esforço (ou teste ergométrico)
Ecocardiograma
Eletrocardiografia dinâmica (Holter)
MAPA

Nesse exame, um aparelho permanece gravando os dados do paciente durante 24 horas, para captar informações a respeito da pressão arterial.

Os dados coletados pelo aparelho durante todo o dia ajudam na análise de variações na pressão, o que pode estar relacionado a problemas cardiológicos.

Eletrocardiograma

A partir do uso de eletrodos nas pernas, tórax e nos braços, impulsos elétricos gerados pelas batidas do coração são monitorados, permitindo acompanhamento do ritmo cardíaco e análise das coronárias.

O eletrocardiograma é um exame muito importante para o diagnóstico de diversas doenças, que podem até mesmo não serem cardíacas, mas afetam o coração, como alterações da tireoide.

Radiografia do tórax

Trata-se de um exame que consegue avaliar o tamanho do coração, de vasos do tórax e até mesmo da aorta. Por meio da radiografia do tórax, também é possível analisar as condições dos pulmões, que também indicam presença de falha cardíaca.

Eletrocardiograma de esforço (ou teste ergométrico)

Por meio de eletrodos fixados (assim como acontece no eletrocardiograma simples), é possível avaliar os impulsos cardíacos de uma pessoa durante diferentes estados de esforço físico.

O exame costuma ser feito com o paciente em uma bicicleta ou esteira ergométrica.

Ecocardiograma

O exame funciona como um ultrassom do coração. Fornece dados importantes sobre a forma, o tamanho, as válvulas e os movimentos musculares do órgão.

Costuma ser indicado pelos médicos quando há necessidade de investigar a presença de obstrução por coágulos de sangue, placas de gordura, estreitamento das artérias dos rins, aneurisma da aorta abdominal, além de permitir uma análise geral das veias e artérias da região.

Eletrocardiografia dinâmica (Holter)

Assim como no MAPA, para realizar esse exame, é preciso que um aparelho fique preso ao paciente durante 24 horas, registrando todos os impulsos cardíacos que são emitidos durante a realização de atividades diárias. O exame geralmente é solicitado para averiguar arritmias.

Assuntos relacionados

A partir do surgimento de novas tecnologias, os cardiologistas passaram a contar com técnicas de diagnóstico mais precisas, o que auxilia muito na tomada de decisão em relação ao melhor tratamento para seus pacientes.

Isso é crucial para que sejam alcançados resultados mais eficientes e em pouco tempo. Por isso, os médicos devem se manter sempre atualizados e encontrar as melhores formas de atender aos pacientes e mantê-los longe de doenças que acometem o coração.

Menu