Discurso do Cônsul-Geral do Japão, Sr. Takahiro Nakamae, durante o lançamento do livro em japonês sobre o HSC

Gostaria de expressar as minhas congratulações ao lançamento da versão japonesa do livro “A história do Hospital Santa Cruz”.
É recente a lembrança do anúncio, neste mesmo local, durante a comemoração do lançamento do livro na língua portuguesa, de que seria iniciada a próxima publicação na versão japonesa.
Esse foi no dia 29 de abril do ano passado.
Hoje, 25 de abril, estou sumamente maravilhado com a publicação desta versão japonesa, em quatro dias menos de um ano.
Durante a realização dos jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de janeiro, recebemos o apoio do Hospital Santa Cruz no atendimento aos nacionais japoneses através do envio de médicos e enfermeiros com domínio da língua japonesa.
Houve demonstrações de grande agradecimento entre as pessoas que receberam esse atendimento que não esperavam encontrar no Rio de janeiro.
Gostaria de reiterar o nosso sincero agradecimento a imensa cooperação e contribuição que o Hospital veio fazendo em prol da saúde e segurança dos visitantes japoneses no Brasil.
O governo do Japão, por sua vez, realizou em setembro do ano passado a doação ao Hospital Santa Cruz de equipamentos médicos fabricados no Japão, através do programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana.
Essa doação teve o objetivo de reforçar a cooperação com os hospitais nikkeys para a expansão internacional dos cuidados médicos.
Acredito que essa cooperação proporcionou o fortalecimento ainda maior do desempenho do Hospital Santa Cruz.
E desta vez, há uma importância profunda na publicação deste livro em japonês, transmitindo às gerações futuras a história desse Hospital tão importante.
A história do Hospital Santa Cruz, desde a sua fundação em 1939, está estreitamente ligada à história da imigração japonesa no Brasil.
Acredito que a publicação desta versão japonesa proporcionará a muitos japoneses a oportunidade para pensarem sobre a história do Hospital Santa Cruz e a comunidade japonesa no Brasil.
Expresso de novo o meu profundo respeito a todos que colaboraram para publicação do livro.
Finalizando, faço votos de contínuo sucesso ao Hospital Santa Cruz.
Muito obrigado!

Sr. Takahiro Nakamae