Hospital Santa Cruz - Logotipo

Acessar


Comissão de Ética Médica

 

As Comissões de Ética Médica tem origem a partir de recomendação de 1970 do Conselho Federal de Medicina, tornando-se obrigatórias a partir de 1985, com a adoção da Resolução CFM no. 1.215/85, tendo valor expressamente reconhecido no Código de Ética Médica, lei  maior de regulação do exercício profissional, em 1988.

Pela regulamentação, toda Instituição em saúde em que atuem mais de 15 médicos é obrigada a constituir uma Comissão de Ética Médica.

Os membros, pertencentes aos quadros das Instituições são eleitos pelos colegas, sendo legítimos representantes da democracia no controle das atividades preventivas, educativas e fiscalizadoras da Instituição

As Comissões de Ética Médica representam, portanto uma extensão do Conselho Regional de Medicina, colaborando não só com a fiscalização do exercício profissional, com a melhoria das condições de funcionamento e atendimento das unidades de saúde, mas, principalmente, ampliando as possibilidades de reflexão das Instituições nas questões éticas e tendo a missão de zelar pelo cumprimento dos deveres e direitos dos médicos e pacientes.

Comissão de Ética Médica do Hospital Santa Cruz (clique aqui)